FUVEST 2013 – Questão 7

Ciências da Natureza / Química / Estequiometria / Revendo Conceitos sobre Relações Básicas
A partir de considerações teóricas, foi feita uma estimativa do poder calorífico (isto é, da quantidade de calor liberada na combustão completa de 1 kg de combustível) de grande número de hidrocarbonetos. Dessa maneira, foi obtido o seguinte gráfico de valores teóricos:
 
Dados: Massas molares (g/mol) C = 12,0 e H = 1,00.
 
Com base no gráfico, um hidrocarboneto que libera 10.700 kcal/kg em sua combustão completa pode ser representado pela fórmula
a) CH4
b) C2H4
c) C4H10
d) C5H8
e) C6H6

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2005 – Questão 45
A representação acima circulou na rede mundial de computadores em 2003. Ela caracteriza o mundo segundo a visão a) da Índia. b) da Rússia. c) do Japão. d) da União Européia. e) dos Estados Unidos.
FUVEST 2009 – Questão 38
As personagens dos quadrinhos, mencionadas no texto, se vangloriam de a) sua alegria de viver. b) seu anonimato. c) sua capacidade de navegar na internet. d) seu mundo longe das telas. e) sua vida simples, como a de um cão.
FUVEST 2011 – Questão 45
O quadro abaixo lista características que diferenciam os reinos dos fungos, das plantas e dos animais, quanto ao tipo e ao número de células e quanto à forma de nutrição de seus integrantes. Com relação a essas características, os seres vivos que compõem o reino dos fungos estão indicados em:
FUVEST 2010 – Questão 51
Os animais que consomem as folhas de um livro alimentam-se da celulose contida no papel. Em uma planta, a celulose é encontrada a) armazenada no vacúolo presente no citoplasma. b) em todos os órgãos, como componente da parede celular. c) apenas nas folhas, associada ao parênquima. d) apenas nos órgãos de reserva, como caule e raiz. e) apenas nos tecidos condutores do xilema e do floema.
FUVEST 2011 – Questão 81
No terceiro parágrafo do texto, a expressão que indica, de modo mais evidente, o distanciamento social do segundo interlocutor em relação às pessoas a que se refere é a) “disposição para o trabalho”. b) “vibração empreendedora”. c) “feição muito particular”. d) “saindo para trabalhar”. e) “dessa gente”.