UNESP (julho) 2014 – Questão 20

Linguagens / Português
A questão abordam um fragmento de um artigo de Mônica Fantin sobre o uso dos tablets no ensino, postado na seção de blogues do jornal Gazeta do Povo em 16.05.2013:
 
Tablets nas escolas

Ou seja, não é suficiente entregar equipamentos tecnológicos cada vez mais modernos sem uma perspectiva de formação de qualidade e significativa, e sem avaliar os programas anteriores. O risco é de cometer os mesmos equívocos e não potencializar as boas práticas, pois muda a tecnologia, mas as práticas continuam quase as mesmas.
Com isso, podemos nos perguntar pelos desafios da didática diante da cultura digital: o tablet na sala de aula modifica a prática dos professores e o cotidiano escolar? Em que medida ele modifica as condições de aprendizagem dos estudantes? Evidentemente isso pode se desdobrar em inúmeras outras questões sobre a convergência de tecnologias e linguagens, sobre o acesso às redes na sala de aula e sobre a necessidade de mediações na perspectiva dos novos letramentos e alfabetismos nas múltiplas linguagens.
Outra questão que é preciso pensar diz respeito aos conteúdos digitais. Os conteúdos que estão sendo produzidos para os tablets realmente oferecem a potencialidade do meio e sua arquitetura multimídia ou apenas estão servindo como leitores de textos com os mesmos conteúdos dos livros didáticos? Quem está produzindo tais conteúdos digitais? De que forma são escolhidos e compartilhados?
Ou seja, pensar na potencialidade que o tablet oferece na escola — acessar e produzir imagens, vídeos, textos na diversidade de formas e conteúdos digitais — implica em repensar a didática e as possibilidades de experiências e práticas educativas, midiáticas e culturais na escola ao lado de questões econômicas e sociais mais amplas. E isso necessariamente envolve a reflexão crítica sobre os saberes e fazeres que estamos produzindo e compartilhando na cultura digital.
 
(Tablets nas escolas.
www.gazetadopovo.com.br. Adaptado.)
No último período do texto, os termos saberes e fazeres são
a) adjetivos.
b) pronomes.
c) substantivos.
d) advérbios.
e) verbos.

Veja outras questões semelhantes:

UFABC 2008 – Questão 34
Assinale a alternativa correta. ...
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 109
O American Idol islâmico ...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 97
RIC. Disponível em: www.nanquim.com.br. Acesso em: 8 dez. 2012. O texto faz referência aos sistemas de comunicação e informação. A crítica feita a uma das ferramentas midiáticas se fundamenta na falta de a) opinião dos leitores nas redes sociais. b) recursos tecnológicos nas empresas jornalísticas. c) instantaneidade na divulgação da notícia impressa. d) credibilidade das informações veiculadas nos blogs. e) adequação da linguagem jornalística ao público jovem.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 16
Devagar, devagarinho ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 108
Conceitos e importância das lutas ...