Base dudow 073 2000 – Questão 14

Linguagens / Literatura / Pré-Modernismo / Augusto R Carvalho dos Anjos
A relação entre obra, autor e comentário NÃO está correta em:
a)  A idealização do passado, recordado entre laranjeiras, bananeiras e jardins, presente na obra "Primaveras", é um dos temas comuns à lírica amorosa de Casimiro de Abreu.
b) No romance de Luiz Antonio de Assis Brasil "As virtudes da casa", a natureza sulina atrai o viajante francês que iria desestabilizar a vida na Estância da Fonte.
c)  No livro "Eu", obra única do poeta paraibano Augusto dos Anjos, a natureza é cenário constante para os poemas lírico-amorosos.
d) Em "A divina quimera", a atmosfera de jardins encantados, o entardecer e o amor espiritualizado ajudam a compor o tom simbolista da poesia de Eduardo Guimaraens.
e) Em "Contos gauchescos", a paisagem sul-riograndense é o cenário dos registros folclóricos e das crônicas históricas que servem de matéria para Simões Lopes Neto.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2006 – Questão 10
Considerando-se as implicações relativas ao abuso de poder que se podem depreender do texto de Manuel Bandeira, o desfecho do poema permite concluir que o rei não previu a hipótese de: a) ser atendido pelas ondas do mar b) ficar comovido pelo sacrifício das sereias c) ser contestado pela ação de seus subordinados d) ficar surpreso com a fraqueza de seus comandados
Base dudow 2000 – Questão 77
No segundo parágrafo do fragmento, foram utilizados pelo autor os termos: I. Ritual. II. Fracasso. III. Malogro. IV. Fantasia. Marque a alternativa que indica, entre os termos acima, todos aqueles que o autor associa à ideia de frustração da expectativa do público: a) I e II. b) II e III. c) II e IV. d) I, III e IV. e) II, III e IV
UNESP 2017 – Questão 14
Os parnasianos brasileiros se distinguem dos românticos pela atenuação da subjetividade e do sentimentalismo, pela ausência quase completa de interesse político no contexto da obra e pelo cuidado da escrita, aspirando a uma expressão de tipo...
FUVEST 2005 – Questão 7
As opções de vida que se caracterizam pela “preservação de nossas forças” e pela “procura da máxima intensidade e variedade de experiências” estão metaforizadas no texto, respectivamente, pelas expressões: a) “regras” e “moral prudente”. b) “galho” e “corda bamba”. c) “dentes” e “rede”. d) “prazeres” e “progressos da prevenção”. e) “risco de vida” e “tempos suplementares”.
Base dudow 2000 – Questão 10
(...) Mas um velho, de aspeito venerando, ...