UNESP 2021 – Questão 40

Ciências Humanas / História
   “A ‘política dos governadores’ é considerada a última etapa da montagem do sistema oligárquico ou liberalismo oligárquico, que permitiu, de forma duradoura, o controle do poder central pela oligarquia cafeeira.”
(Carlos Alberto Ungaretti Dias.
Política dos governadores. https://cpdoc.fgv.br.)

A afirmação do texto pode ser justificada pelo fato de que essa política
a) fortaleceu a política econômica de caráter liberal, eliminando subsídios e favorecimentos do Estado aos diversos setores da produção agrícola.
b) implementou um sistema de compra, pelo Estado, do conjunto da produção cafeeira, garantindo a estabilidade do preço mundial do café.
c) ampliou os mecanismos de representação política dos estados no poder legislativo, consolidando a isonomia entre os poderes.
d) inaugurou um período de ampliação da influência dos setores rurais na política nacional, neutralizando a força política do poder central.
e) assegurou o compromisso de isenção da intervenção do Estado em assuntos locais, estabelecendo um equilíbrio entre estes e o poder central.

Veja outras questões semelhantes:

UFRGS - História 2011 – Questão 17
Um golpe militar na Espanha, comandado por Francisco Franco, contra o governo republicano iniciou um grande conflito: a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). ...
UNESP 2015 – Questão 17
Focalizando eventos do final do século XVI e início do século XVII português, a passagem procura destacar a) os abusos de poder da aristocracia governante. b) as sábias e justas decisões dos governantes. c) o desejo das pessoas de agradar os poderosos. d) a tranquilidade e a despreocupação da existência. e) a admiração indiscriminada dos súditos pelo poder real.
FMABC 2022 – Questão 32
O objetivo alemão era consolidar a posição das classes dominantes com uma bem-sucedida política externa imperialista. O dinamismo com que, aliada a componentes internos, a liderança imperial tinha iniciado em 1897 uma “política mundial”...
UNESP 2018 – Questão 16
No último parágrafo, “pôr ordem à desordem” significa a) estimular os proprietários a tratarem seus escravos com menos rigor. b) conceder a liberdade aos escravos fugidos. c) conceder aos proprietários de escravos fugidos alguma compensação. d) abolir a tortura imposta aos escravos fugidos. e) restituir os escravos fugidos a seus proprietários.
UNESP 2015 – Questão 33
Observemos apenas que o sistema dos feudos, afeudalidade, não é, como se tem dito frequentemente, um fermento de destruição do poder. A feudalidade surge, ao contrário, para responder aos poderes vacantes. Forma a unidade de base de uma profunda...