UNESP 2021 – Questão 40

Ciências Humanas / História
   “A ‘política dos governadores’ é considerada a última etapa da montagem do sistema oligárquico ou liberalismo oligárquico, que permitiu, de forma duradoura, o controle do poder central pela oligarquia cafeeira.”
(Carlos Alberto Ungaretti Dias.
Política dos governadores. https://cpdoc.fgv.br.)

A afirmação do texto pode ser justificada pelo fato de que essa política
a) fortaleceu a política econômica de caráter liberal, eliminando subsídios e favorecimentos do Estado aos diversos setores da produção agrícola.
b) implementou um sistema de compra, pelo Estado, do conjunto da produção cafeeira, garantindo a estabilidade do preço mundial do café.
c) ampliou os mecanismos de representação política dos estados no poder legislativo, consolidando a isonomia entre os poderes.
d) inaugurou um período de ampliação da influência dos setores rurais na política nacional, neutralizando a força política do poder central.
e) assegurou o compromisso de isenção da intervenção do Estado em assuntos locais, estabelecendo um equilíbrio entre estes e o poder central.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2020 – Questão 20
Perspectiva. Técnica de representação, numa superfície plana, do espaço tridimensional, baseado no uso de certos fenômenos ópticos, como a diminuição aparente no tamanho dos objetos e a convergência das linhas paralelas à medida que se distanciam do observador. (Ian Chilvers (org.). Dicionário Oxford de arte, 2007.) Verificam-se distorções e ambiguidades em relação à técnica da perspectiva na seguinte obra: a) b) c) d) e)
FATEC 2017 – Questão 15
No século V a.C., Heródoto, historiador grego, afirmou que “O Egito é uma dádiva do Nilo”. ...
UEL 2017 – Questão 33
Leia o texto a seguir. ...
UNESP 2016 – Questão 47
(Department of Economic and Social Affairs. ...
UFSJ História 2012 – Questão 27
“Para a cabeça de parte da juventude, o que sai do universo do showbiz não tem a mínima importância. O universo começou a partir de Elis Regina ou de Ivete Sangalo [...]. Tudo o mais, [...] a Renascença, a era das navegações, a...