UNESP 2021 – Questão 40

Ciências Humanas / História
   “A ‘política dos governadores’ é considerada a última etapa da montagem do sistema oligárquico ou liberalismo oligárquico, que permitiu, de forma duradoura, o controle do poder central pela oligarquia cafeeira.”
(Carlos Alberto Ungaretti Dias.
Política dos governadores. https://cpdoc.fgv.br.)

A afirmação do texto pode ser justificada pelo fato de que essa política
a) fortaleceu a política econômica de caráter liberal, eliminando subsídios e favorecimentos do Estado aos diversos setores da produção agrícola.
b) implementou um sistema de compra, pelo Estado, do conjunto da produção cafeeira, garantindo a estabilidade do preço mundial do café.
c) ampliou os mecanismos de representação política dos estados no poder legislativo, consolidando a isonomia entre os poderes.
d) inaugurou um período de ampliação da influência dos setores rurais na política nacional, neutralizando a força política do poder central.
e) assegurou o compromisso de isenção da intervenção do Estado em assuntos locais, estabelecendo um equilíbrio entre estes e o poder central.

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2010 – Questão 35
Leia o texto a seguir: ...
FGV 2019 – Questão 59
[...] apesar de que a radicalização estudantil tenha começado por ter atacado os exames, ela era portadora de uma crítica política da sociedade. [...] O caráter verdadeiramente moderno da revolta estudantil é sua significação...
UNESP 2016 – Questão 17
A hipérbole é uma figura de palavra que consiste no exagero verbal (para efeito expressivo): “já disse mil vezes”, “correram mares de sangue”. ...
UEL 2018 – Questão 58
Leia o texto a seguir. ...
FMABC 2022 – Questão 32
O objetivo alemão era consolidar a posição das classes dominantes com uma bem-sucedida política externa imperialista. O dinamismo com que, aliada a componentes internos, a liderança imperial tinha iniciado em 1897 uma “política mundial”...