FATEC 2008 – Questão 39

Ciências da Natureza / Biologia / Patologias / Agentes causadores de patologias
A bactéria causadora do tétano produz esporos que podem penetrar no corpo através de lesões na pele, liberando toxinas que atuam sobre os nervos motores, provocando fortes contrações musculares e ocasionando a morte por parada respiratória e cardíaca, se a pessoa não for tratada a tempo.
Observe os gráficos A e B:
Considerando uma criança que sofreu um ferimento na perna, quando brincava na terra, identifique o procedimento mais seguro a ser adotado para evitar o tétano e o gráfico correspondente a esse procedimento.
a)

b)

c)

d)

e)

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2022 – Questão 110
Desde a proposição da teoria de seleção natural por Darwin, os seres vivos nunca mais foram olhados da mesma forma. No que diz respeito à reprodução de anfíbios anuros, os cientistas já descreveram diferentes padrões reprodutivos, como os...
Base dudow 2000 – Questão 37
Para voar, os insetos consomem muito oxigênio, em consequência da elevada atividade muscular necessária para o movimento de suas asas. Para suprir a intensa demanda, o oxigênio é levado às células musculares ...
Base dudow 2000 – Questão 52
A pepsina, a bile e a tripsina são produzidas, respectivamente, pelo: a) estômago, pâncreas e fígado. b) estômago, fígado e pâncreas. c) fígado, pâncreas e estômago. d) pâncreas, estômago e fígado. e) pâncreas, fígado e estômago.
UFRGS - Biologia 2011 – Questão 18
As flores de uma determinada planta podem ser brancas, vermelhas ou creme. A cor branca (ausência de deposição de pigmento) é condicionada por alelo recessivo (aa). O alelo A determina a deposição de pigmento. O alelo dominante B produz pigmento vermelho, enquanto seu recessivo, a cor creme. Cruzando-se plantas heterozigotas para os dois genes entre si, a probabilidade de obtermos uma planta branca é de a) 3/16. b) 4/16. c) 7/16. d) 9/16. e) 12/16.
Base dudow 2000 – Questão 46
Nos vertebrados, derme, pulmão e cérebro são, respectivamente, de origem: a) mesodérmica, endodérmica e ectodérmica. b) ectodérmica, endodérmica e mesodérmica. c) mesodérmica, ectodérmica e endodérmica. d) endodérmica, ectodérmica e mesodérmica. e) ectodérmica, mesodérmica e endodérmica.