UNESP (julho) 2006 – Questão 55

Ciências Humanas / História / A Expansão Territorial / As Bandeiras
Desde o início do século XVIII, a extensão geográfica da Colônia nada mais tinha a ver com a incerta linha de Tordesilhas. (...) a fisionomia territorial do Brasil já se aproximava bastante da atual.
Boris Fausto, História concisa do Brasil
 
Foram contribuições decisivas para a ampliação dos domínios territoriais portugueses na América
a) a produção cafeeira e os engenhos de açúcar.
b) a triticultura nordestina e o tráfico negreiro.
c) as bandeiras paulistas e a criação de gado.
d) as fábricas de algodão do Ceará e as entradas.
e) a extração da borracha e a navegação de cabotagem.
Esta questão recebeu 4 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2006 – Questão 81
O joelho é uma junta particularmente problemática porque a) é pouco irrigado, portanto difícil de cicatrizar. b) o sistema circulatório humano é muito deficiente. c) as pessoas utilizam o joelho de forma muito lenta. d) tal junta não depende do sistema circulatório para funcionar bem. e) tem cicatrização insuficiente, pois as pessoas fazem mal uso dele.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2023 – Questão 75
A história da interiorização da própria presença do Estado nacional brasileiro na Amazônia se deve em grande parte aos serviços de saúde pública e sua íntima relação com o combate às chamadas endemias rurais — como malária,...
Base dudow 2000 – Questão 3
A Guerra do Paraguai (1864-1870): ...
UNESP (julho) 2005 – Questão 57
“Guerra do Paraguai” ou “Guerra da Tríplice Aliança”? Não só os nomes variam. Até hoje essa guerra, que causou um forte impacto nas relações entre as partes diretamente envolvidas – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai –, é...
UNESP (julho) 2010 – Questão 26
Em qual alternativa todas as palavras se relacionam à ideia de “comunicação”?a) Calling, telepath, energy e contact.b) Calling, messages, transmit e energy.c) Calling, telepath, transmit e contact.d) Energy, messages, reached e together.e) Telepath, messages, contact e together.