UFSM 2012 ps1 - todas menos Fil, H, G, Esp - resol. no final 2012 – Questão 26

Linguagens / Literatura / Barroco / Gregório de Matos Guerra
A desarmonia e a contradição são características predominantes no Barroco. Observe os fragmentos poéticos de Gregório de Matos a seguir transcritos e verifique qual(quais) confirma(m) essas características.
I. "Amanheceu o dia prometido, / famoso, alegre, claro e prazenteiro; / bom dia, disse eu, para viagem."
II. "O ódio é da alma infame companhia / a paz deixou-a Deus à cristandade; / mas arrastar por força uma vontade, / em vez de caridade é tirania."
III. "De que pode servir falar quem cala? / Nunca se há de falar o que se sente, / Sempre se há de sentir o que se fala."
Está(ão) correta(s):
a) apenas I.
b) apenas I e II.
c) apenas III.
d) apenas I e III.
e) apenas II e III.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 120
Se os tubarões fossem homens ...
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 15
Tema bastante recorrente nas literaturas românticas portuguesa e brasileira, o amor impossível aparece em personagens que encarnam o modelo romântico, cujas características são: a) o sentimentalismo e a idealização do amor. b) os jogos de interesses e a racionalidade. c) o subjetivismo e o nacionalismo. d) o egocentrismo e o amor subordinado a interesses sociais. e) a introspecção psicológica e a idealização da mulher.
FATEC (2ºsem) 2012 – Questão 53
A informação – “São índios. Mas não adoram o Sol, a Lua, as estrelas, os animais, as árvores.” – é uma negativa ao estereótipo indígena presente nas obras do Indianismo, primeira fase do período literário cuja preocupação era a valorização das raízes históricas brasileiras e, por consequência, da soberania nacional. Assinale a alternativa que nomeia esse período. a) Barroco. b) Classicismo. c) Romantismo. d) Realismo. e) Naturalismo.
Base dudow 2000 – Questão 76
Sobre o texto “Passo no rumo certo”, é correto afirmar: ...
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 32
O título do poema de Oswald remete o leitor à Idade Média. Nele, assim como nas cantigas de amor, a ideia de poder retoma o conceito de a) fé religiosa. b) relação de vassalagem. c) idealização do amor. d) saudade de um ente distante. e) igualdade entre as pessoas.