UFSM 2012 ps1 - todas menos Fil, H, G, Esp - resol. no final 2012 – Questão 26

Linguagens / Literatura / Barroco / Gregório de Matos Guerra
A desarmonia e a contradição são características predominantes no Barroco. Observe os fragmentos poéticos de Gregório de Matos a seguir transcritos e verifique qual(quais) confirma(m) essas características.
I. "Amanheceu o dia prometido, / famoso, alegre, claro e prazenteiro; / bom dia, disse eu, para viagem."
II. "O ódio é da alma infame companhia / a paz deixou-a Deus à cristandade; / mas arrastar por força uma vontade, / em vez de caridade é tirania."
III. "De que pode servir falar quem cala? / Nunca se há de falar o que se sente, / Sempre se há de sentir o que se fala."
Está(ão) correta(s):
a) apenas I.
b) apenas I e II.
c) apenas III.
d) apenas I e III.
e) apenas II e III.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2005 – Questão 8
Embora predomine no texto a linguagem formal, é possível identificar nele marcas de coloquialidade, como as expressões assinaladas em: a) “mordeu a vida” e “moral prudente e um pouco avara”. b) “sem se perguntar mais uma vez” e “não deveria haver prazeres”. c) “parece lógico” e “que não sejam só a decisão”. d) “e combinar, sei lá, nitratos” e “a gente se preocupa”. e) “que valham um risco de vida” e “(e talvez sobretudo) um questionamento”.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 15
Harmonia do equilíbrio! ...
Base dudow 2000 – Questão 6
Leia e responda: ...
UERJ 2006 – Questão 14
As sequências textuais e as imagens das propagandas destacam a violência característica do dia-a-dia da prática jornalística. ...
Base dudow 2000 – Questão 54
Leia o texto e responda. ...