UFPR 2014 – Questão 56

Ciências da Natureza / Física / Aplicações das leis de Newton / Força de Atrito
Um avião voa numa trajetória retilínea e horizontal próximo à superfície da Terra. No interior da aeronave, uma maleta está apoiada no chão. O coeficiente de atrito estático entre a maleta e o chão do avião é μ e a aceleração da gravidade no local do voo é g. Considerando esta situação, analise as seguintes afirmativas:
1. Se a maleta não se mover em relação ao chão do avião, então um passageiro pode concluir corretamente, sem acesso a qualquer outra informação, que o avião está se deslocando com velocidade constante em relação ao solo.
2. Se o avião for acelerado com uma aceleração superior a μg, então o passageiro verá a maleta se mover para trás do avião, enquanto um observador externo ao avião, em repouso em relação à superfície da Terra, verá a maleta se mover no mesmo sentido em que o avião se desloca.
3. Para um mesmo valor da aceleração da aeronave em relação à Terra, com módulo maior que μg, maletas feitas de mesmo material e mesmo tamanho, mas com massas diferentes, escorregarão no interior do avião com o mesmo valor da aceleração em relação ao chão da aeronave.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. 

Veja outras questões semelhantes:

UFPR 2016 – Questão 67
As mudanças climáticas têm desencadeado processos de aclimatação em comunidades de plantas. Em comunidades não aclimatadas, quando não há outros fatores limitantes, a taxa dos processos biológicos (por exemplo, fotossíntese e respiração)...
UFPR 2016 – Questão 78
Consider the following statements about what the author of the text did in the island during the Pope’s ...
UFPR 2019 – Questão 92
El diálogo entre Susanita y Mafalda expone: a) el secreto más entrañable que Susanita ha guardado hasta aquel momento. b) la falsedad de Susanita que da a entender algo con lo cual Mafalda no está de acuerdo. c) la lucidez de pensamientos que las dos amigas demuestran frente al problemade la hipocresía. d) la alabanza de las cualidades de Susanita por parte de Mafalda. e) la envidia de Mafalda frente al contentamiento de Susanita.
UFPR 2010 – Questão 68
A respeito do livro Urupês (1918), de Monteiro Lobato, é correto afirmar: ...
UFPR 2018 – Questão 5
Com base no texto, assinale a alternativa INCORRETA. ...