UFGD 2021 – Questão 35

Ciências da Natureza / Biologia
CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE
IDENTIFICA 4 MIL CASOS NO BRASIL.
 
O projeto faz parte do dezembro laranja, que busca conscientizar as pessoas sobre a doença e garantir o seu diagnóstico. A campanha de prevenção do câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que chegou a sua 21ª edição, divulgou os dados das ações realizadas em dezembro. Das 22.749 pessoas atendidas, 4.197 foram diagnosticadas com a doença.
A ação fez parte do dezembro Laranja, mês de conscientização sobre a enfermidade, que busca informar o público e incentivar os cuidados necessários. Os atendimentos gratuitos foram realizados por dermatologistas em 123 serviços de saúde no país.
"É preciso conscientizar as pessoas sobre o câncer de pele a partir da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado com o médico dermatologista", disse Sérgio Palma, presidente da SBD.
Estadão. 04/01/2020. Disponível em: http://www.sbd.org.br/noticias/
campanha-de-prevencao-do-cancer-de-pele-identifica-4-mil-casos-no-brasil.Acesso em: 17 ago. 2020.

Com relação ao câncer de pele, é correto afirmar que
a) o indivíduo deve buscar um médico sempre que achar uma lesão nova ou quando uma lesão antiga sofrer algum tipo de modificação, já que os carcinomas de pele podem exibir características diferentes.
b) é aconselhável evitar as queimaduras de sol apenas durante a infância, fase em que as pessoas costumam expor-se mais ao sol. Lembrando que, na fase adulta, a pele adquire maior resistência à radiação ultravioleta, e a exposição excessiva ao sol não pode ser considerada um fator de risco do câncer de pele.
c) apenas o câncer de pele caracteriza-se por apresentar células irregulares que possuem um crescimento incontrolável. Essas células invadem tecidos e órgãos, expandindo-se pelo corpo.
d) os fatores genéticos, história familiar de câncer da pele e radiação ultravioleta (UV) não podem ser considerados fatores de risco que colaboram para a formação das lesões de pele.
e) quimioterapia ou radioterapia são recursos terapêuticos utilizados apenas como tratamento inicial de câncer de pele nos casos mais leves, antes mesmo da retirada cirúrgica da lesão e do tecido ao redor.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2021 – Questão 111
Uma escola iniciou o processo educativo para implantação da coleta seletiva e destino de materiais recicláveis. Para atingir seus objetivos, a instituição planejou: ...
ENEM 2ºAplicação 2023 – Questão 131
O consumo exagerado de refrigerantes é preocupante, pois contribui para o aumento de casos de obesidade e diabetes. Considere dois refrigerantes enlatados, um comum e um diet, e que ambos possuam a mesma quantidade de aditivos, exceto pela presença...
Base dudow 2000 – Questão 47
Observe o esquema representado abaixo, de parte do sistema respiratório humano, e assinale a alternativa INCORRETA. a) O ar chega aos pulmões pelo esôfago, indicado por I. b) O diafragma, indicado por V, auxilia nos movimentos respiratórios. c) Os pulmões e brônquios estão indicados por III e IV, respectivamente. d) Embora não esteja indicada, a laringe se localiza acima da traquéia. e) Os bronquíolos, indicados por II, conduzem ar aos alvéolos.
ENEM 2ºAplicação - Natureza e Matemática 2017 – Questão 129
Os sapos passam por uma metamorfose completa. Os girinos apresentam cauda e brânquias externas, mas não têm pernas. Com o crescimento e desenvolvimento do girino, as brânquias desaparecem, as pernas surgem e a cauda encolhe. Posteriormente, a...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2011 – Questão 48
     Estudos mostram que através de terapia gênica é possível alterar a composição e aumentar a resistência dos músculos. Nos músculos normais, quando há necessidade de reparos, as células-satélite são atraídas por...