UERJ 2016 – Questão 16

Linguagens / Português
TERRORISMO LÓGICO
O TERRORISMO É DUPLAMENTE OBSCURANTISTA: PRIMEIRO NO ATENTADO, DEPOIS NAS REAÇÕES QUE DESENCADEIA.
Said e Chérif Kouachi eram descendentes de imigrantes. Said e Chérif Kouachi são suspeitos do ataque ao jornal Charlie Hebdo, na França. Se não houvesse imigrantes na França, não teria havido ataque ao Charlie Hebdo.
Said e Chérif Kouachi, suspeitos do ataque ao jornal Charlie Hebdo, eram filhos de argelinos. Zinedine Zidane é filho de argelinos. Zinedine Zidane é terrorista.Zinedine Zidane é filho de argelinos. Said e Chérif Kouachi, suspeitos do ataque ao jornal Charlie
Hebdo, eram filhos de argelinos. Said e Chérif Kouachi sabiam jogar futebol. Muçulmanos são uma minoria na França. Membros de uma minoria são suspeitos do ataque terrorista. Olha aí no que dá defender minoria...
A esquerda francesa defende minorias. Membros de uma minoria são suspeitos pelo ataque terrorista. A esquerda francesa é culpada pelo ataque terrorista.
A extrema direita francesa demoniza os imigrantes. O ataque terrorista fortalece a extrema direita francesa. A extrema direita francesa está por trás do ataque terrorista.
Marine Le Pen é a líder da extrema direita francesa. “Le Pen” é “O Caneta”, se tomarmos o artigo em francês e o substantivo em inglês. Eis aí uma demonstração de apoio da extrema direita francesa à liberdade de expressão - e aos erros de concordância nominal.
Numa democracia, é desejável que as pessoas sejam livres para se expressar. Algumas dessas expressões podem ofender indivíduos ou grupos. Numa democracia, é desejável que indivíduos ou grupos sejam ofendidos.
Os terroristas que atacaram o jornal Charlie Hebdo usavam gorros pretos. “Black blocs” usam gorros pretos. “Black blocs” são terroristas.
Todo abacate é verde. O Incrível Hulk é verde. O Incrível Hulk é um abacate1.
Antonio Prata
Adaptado de Folha de São Paulo, 11/01/2015
Todo abacate é verde. O Incrível Hulk é verde. O Incrível Hulk é um abacate. (ref.1)
 
Todo argumento pode se tornar um sofisma: um raciocínio errado ou inadequado que nos leva a conclusões falsas ou improcedentes. O último parágrafo do texto é um exemplo de sofisma, considerando que, da constatação de que todo abacate é verde, não se pode deduzir que só os abacates têm cor verde.
Esse é o tipo de sofisma que adota o seguinte procedimento:
a) enumeração incorreta.
b) generalização indevida.
c) representação imprecisa.
d) exemplificação inconsistente.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2014 – Questão 30
Laudos confirmam que todas as mortes na Kiss ocorreram pela inalação da fumaça ...
UNESP 2014 – Questão 15
Pois o que é que constitui a virtude? É a forma ou é o fundo? É a intenção do ato, ou sua feição ostensiva? ...
Base dudow 2000 – Questão 6
Veja estas duas frases. A diferença não é onde você navega. É com quem você navega. O termo que as uniria em um único período, dando-lhes sentido adversativo é: a) portanto. b) quando. c) todavia. d) comumente e) especificamente
UERJ 2005 – Questão 54
Um dos traços marcantes do atual período histórico é, pois, o papel verdadeiramente despótico da informação. Conforme já vimos, as novas condições técnicas deveriam permitir a ampliação do conhecimento do planeta, dos objetos que o...
Base dudow 2000 – Questão 36
(CESGRANRIO) Assinale a opção em que a preposição com traduz uma relação de instrumento: a) "Teria sorte nos outros lugares, com gente estranha." b) "Com o meu avô cada vez mais perto de mim, o Santa Rosa seria um inferno." c) "Não fumava, e nenhum livro com força de me prender." d) "Trancava-me no quarto fugindo do aperreio, matando-as com jornais." e) "Andavam por cima do papel estendido com outras já pregadas no breu."