PASUSP 2009 – Questão 49

Ciências Humanas / História / Humanidades
O Ano Internacional da Astronomia, 2009, comemora quatro séculos de observações telescópicas do céu, iniciadas por Galileu Galilei em 1609. Naquela época, as ideias heliocêntricas de Galileu contrariavam as teses da Igreja Católica e, por esse motivo, ele foi condenado pela Inquisição à prisão perpétua domiciliar. No início de 2009 o padre jesuíta George Coyne, matemático e doutor em astronomia, conseguiu um feito memorável para um líder religioso: receber uma condecoração de uma associação científica. Segundo ele, a Igreja vem revendo sua compreensão de ciência e, hoje, pode-se afirmar que não há nada de científico nas escrituras. A ciência também desenvolveu métodos bem sucedidos para explicar o Universo. O padre Coyne considera que controvérsias entre a Igreja e a ciência ainda afloram, quando os cientistas tentam explicar questões de crença usando sua metodologia, e a religião tenta explicar questões da natureza unicamente pela fé.
Folha de São Paulo, 13/06/2009. Adaptado.
 
Analise as afirmações a seguir:
I. A Igreja Católica condena todas as teorias que se apoiam em métodos científicos para explicar fenômenos cosmológicos, físicos e biológicos.
II. A teoria heliocêntrica contrariava os ensinamentos bíblicos, que, na época de Galileu, eram considerados científicos pela Igreja.
III. A ciência não pode ultrapassar seus limites; deve-se ater a procurar explicações naturais para fenômenos da natureza.
São corretas apenas as afirmações:
a) I.
b) II.
c) I e II.
d) I e III.
e) II e III.

Veja outras questões semelhantes: