PASUSP 2009 – Questão 47

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Poluição no Tietê encolhe 120 km
Dezesseis anos de obras e R$ 3 bilhões depois, o mesmo Rio Tietê que ainda agoniza aos olhos dos paulistanos começa a dar sinais de vida a pouco mais de 100 quilômetros da capital. O mais importante manancial do Estado, castigado todos os dias com mais de 690 toneladas de esgoto na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), ressurge com espécies de peixes que não eram encontradas havia três décadas em cidades na região de Sorocaba, onde o nível de oxigênio dobrou entre os anos de 1992 e 2008. Nas análises de amostras coletadas no início do ano no bairro Parque das Monções, em Porto Feliz, a 110 km da capital, a entidade SOS Mata Atlântica constatou que o nível de oxigênio dobrou em relação ao início dos anos 90 – passou de 4 para 8 mg por litro.
O Estado de S. Paulo, 24/02/2008.
Em relação às condições do rio Tietê, é correto afirmar que
a) os primeiros resultados do processo de despoluição do rio podem ser atestados pela melhoria do nível de oxigênio na água em locais relativamente próximos à RMSP.
b) a melhoria da qualidade da água não tem relação com os investimentos efetuados no rio, mas sim com a ampliação de sua vazão, motivada pelo aumento da pluviosidade.
c) a presença de peixes não está relacionada com o nível de oxigênio na água, mas sim com a diminuição dos predadores, sobretudo pássaros, alvos de caça ilegal.
d) a melhoria do nível de oxigênio na água não pode ser considerada como uma evidência de diminuição da poluição, pois mesmo na RMSP têm sido constatados índices superiores a 8 mg por litro.
e) o rio apresenta uma situação mais grave relativa à poluição, sobretudo em sua foz no município de Salesópolis, nas proximidades do rio Paraná.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 32
Chiquito tinha quase trinta quando conheceu Mariana num baile de casamento na Forquilha, onde moravam uns parentes dele. Por lá foi ficando, remanchando. Fez mal à moça, como costumavam dizer, tiveram de casar às pressas. Morou uns tempos com...
UNESP 2013 – Questão 3
Com a frase Parece que é a lei, no segundo parágrafo, o humorista tenta explicar que a) as pessoas poderosas se unem em sociedades secretas. b) o poder dos donos da comunicação parece ter força de lei. c) parece que a lei não existe no mundo da comunicação. d) o poder dos grandes empresários emana de uma lei que os protege. e) as leis não foram criadas para proteger os cidadãos.
FATEC 2009 – Questão 44
Considerando o trecho – São poucos, mas estão se tornando uma ferramenta de aproximação entre os jovens. –, assinale a alternativa que explica adequadamente o emprego da palavra "mas". ...
UNESP (julho) 2010 – Questão 59
Confrontando o conteúdo dos dois textos, pode-se afirmar que: ...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2012 – Questão 28
Seria até engraçado, se não fosse trágico, porque na hora que a pessoa tem uma doença, ela fica se achando responsável por ter a doença. E se você pegar na história da medicina, sempre foi feito isso ― os que tinham lepra eram considerados...