PASUSP 2008 – Questão 13

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
    Estamos livres de uma série de desgraças como grandes terremotos, vulcões e furacões por causa de fatores geológicos e climáticos. Catástrofes como sismos, vulcanismos e ondas gigantes estão ligadas aos movimentos na crosta da Terra. A gente nem percebe, mas sua superfície anda: ela está dividida em placas, que deslizam sobre o magma entre 1 e 20 centímetros por ano. No encontro dessas placas é que ocorre a maior parte dos terremotos e vulcões. (...)

   A pouca ocorrência de ventos devastadores como furacões, tufões e ciclones é devida, em grande parte, à baixa temperatura do mar – nossos mares dificilmente atingem os 26,5 graus necessários para a formação das piores tempestades. Furacões e tufões são a mesma coisa, com nomes diferentes. Ciclones são diferentes nas condições de formação e geralmente são mais brandos.

   “Um furacão deve ter ventos superiores a 118 quilômetros por hora, mas há ciclones com ventos muito intensos”, diz a meteorologista Rosmeri da Rocha, da USP. O Catarina, por exemplo, que passou em março pelo sul do Brasil, tinha características tanto de ciclone quanto de furacão, segundo o INPE.
 
Adaptado da Revista Super Interessante, maio 2004.
De acordo com o texto, os desastres naturais ocorrem devido a

a) fatores geológicos e climáticos.
b) baixas temperaturas do mar.
c) pouca ocorrência de ventos.
d) imobilidade das placas.
e) rochas derretidas pelo calor.
Esta questão recebeu 8 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2012 – Questão 6
A leitura atenta deste poema do livro "Marília de Dirceu" revela que o eu lírico: a) sente total desânimo perante a existência e os sentimentos. b) aceita com resignação a velhice e a morte amenizadas pelo amor. c) está em crise existencial e não acredita na durabilidade do amor. d) protesta ao Criador pela precariedade da existência humana. e) não aceita de nenhum modo o envelhecimento e prefere morrer ainda jovem.
Base dudow 2000 – Questão 22
De acordo com o texto, Remião. a) escrevia frases para serem colocadas em túmulos. b) costumava trazer ramos de flores para a esposa. c) não era bem visto pelos parentes de Margarida. d) faleceu num cemitério situado ao lado da sua casa. e) colecionava fotografias de sepulturas
UNESP 2012 – Questão 10
"Os marqueteiros estão perdendo o controle, e isso é muito bom". O termo marqueteiro, presente nesta frase, foi formado em português por influência do inglês e tem como uma de suas acepções usuais: a) consumidor de mercado. b) construtor de marquises de lojas. c) investidor do mercado financeiro. d) profissional de marketing. e) empresário de supermercado.
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 128
Grupo transforma pele humana em neurônios ...
UNESP (julho) 2010 – Questão 59
Confrontando o conteúdo dos dois textos, pode-se afirmar que: ...