FUVEST 2018 – Questão 55

Ciências Humanas / Geografia
As primeiras práticas de agricultura datam de, aproximadamente, 10.000 anos. Neste período, ocorreram inúmeras transformações na sua base técnica, mas é, no decorrer da segunda metade do século XX, que a revolução agrícola contemporânea, fundada na elevada motorização-mecanização, na seleção de variedades de plantas e de raças de animais e na ampla utilização de corretores de pH dos solos, de fertilizantes, de ração animal e de insumos químicos para as plantas e para os animais domésticos, progrediu vigorosamente nos países desenvolvidos e em alguns setores limitados dos países subdesenvolvidos.
Marcel Mazoyer & Laurence Roudart.
História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea, São Paulo: Unesp; Brasília: NEAD, 2010. Adaptado.
 
As transformações ocorridas na agricultura após meados do século XX foram reconhecidas como revolução verde, sobre a qual se pode afirmar:
a) Sua concepção foi desenvolvida no Japão e nos Tigres Asiáticos após a II Guerra Mundial.
b) Contribuiu para a ampliação da diversificação das espécies e do controle das sementes pelos pequenos agricultores.
c) Seus parâmetros produtivos estavam fundados, desde sua origem, em preservar e proteger a biodiversidade nas áreas de cultivo.
d) Com sua expansão, na África e no sudeste Asiático, as populações rurais puderam alcançar padrões de consumo semelhantes aos das grandes metrópoles.
e) Foi baseada na inovação científica e está atrelada à grande produção de grãos em extensas áreas de monocultura.

Veja outras questões semelhantes:

UFSM 2012 ps3 - todas menos Ing, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 18
Observe a figura ...
FATEC 2013 – Questão 42
Observe o mapa. ...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 4
AP Wide World Photos/ William Kratzke, 2001. http://nymag.com. ...
FUVEST 2022 – Questão 81
Antônio Vicente Mendes Maciel, Conselheiro de alcunha, (...) era cearense e nasceu (...) a 13 de março de 1830. (...) Aprendeu a ler, escrever e contar. (...) Andou estudando latim, enxertando frases da língua de Horácio nos seus longos...
UNESP 2005 – Questão 29
No mapa estão representadas as capitais político-administrativas e as cidades de maior concentração populacional dos países A, B e C. ...