FUVEST 2009 – Questão 17

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 3a Fase / Guimarães Rosa
Vestindo água, só saído o cimo do pescoço, o burrinho tinha de se enqueixar para o alto, a salvar também de fora o focinho. Uma peitada. Outro tacar de patas. Chu-áa! Chu-áa... — ruge o rio, como chuva deitada no chão. Nenhuma pressa! Outra remada, vagarosa. No fim de tudo, tem o pátio, com os cochos, muito milho, na Fazenda; e depois o pasto: sombra, capim e sossego... Nenhuma pressa. Aqui, por ora, este poço doido, que barulha como um fogo, e faz medo, não é novo: tudo é ruim e uma só coisa, no caminho: como os homens e os seus modos, costumeira confusão. É só fechar os olhos. Como sempre. Outra passada, na massa fria. E ir sem afã, à voga surda, amigo da água, bem com o escuro, filho do fundo, poupando forças para o fim. Nada mais, nada de graça; nem um arranco, fora de hora. Assim.
João Guimarães Rosa, O burrinho pedrês, Sagarana
Em trecho anterior do mesmo conto, o narrador chama Sete-de-Ouros de “sábio”. No excerto, a sabedoria do burrinho consiste, principalmente, em:
a) procurar adaptar-se o melhor possível às forças adversas, que busca utilizar em benefício próprio.
b) firmar um pacto com as potências mágicas que se ocultam atrás das aparências do mundo natural.
c) combater frontalmente e sem concessões as atitudes dos homens, que considera confusas e desarrazoadas.
d) ignorar os perigos que o mundo apresenta, agindo como se eles não existissem.
e) escolher a inação e a inércia, confiando inteiramente seu destino às forças do puro acaso e da sorte.
Esta questão recebeu 10 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 27
Para que a passagem da produção ininterrupta de novidade a seu consumo seja feita continuamente, há necessidade de mecanismos, de engrenagens.Uma espécie de grande máquina industrial, incitante, tentacular, entra em ação. Mas bem depressa a...
FUVEST 2016 – Questão 13
Existem vários modelos para explicar as diferentes propriedades das substâncias químicas, em termos de suas estruturas submicroscópicas. Considere os seguintes modelos: I. Moléculas se movendo livremente; II. Íons positivos imersos em um “mar” de elétrons deslocalizados; III. Íons positivos e negativos formando uma grande rede cristalina tridimensional. Assinale a alternativa que apresenta substâncias que exemplificam, respectivamente, cada um desses modelos.
FUVEST 2016 – Questão 54
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto,...
FUVEST 2012 – Questão 48
O pronome "ela" da frase "Era ela, portanto, quem devia merecer do novo rei o melhor das suas atenções", refere-se a a) “desmedida ambição” b) “Casa de Avis” c) “esta burguesia” d) “ameaça castelhana” e) “Rainha Leonor Teles”
FUVEST 2009 – Questão 38
As personagens dos quadrinhos, mencionadas no texto, se vangloriam de a) sua alegria de viver. b) seu anonimato. c) sua capacidade de navegar na internet. d) seu mundo longe das telas. e) sua vida simples, como a de um cão.