FUVEST 2008 – Questão 47

Linguagens / Português / Língua e Funções / Língua
No início do século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe – uma célebre análise do poder político, apresentada sob a forma de lições, dirigidas ao príncipe Lorenzo de Médicis. Assim justificou Maquiavel o caráter professoral do texto:

   Não quero que se repute presunção o fato de um homem de baixo e ínfimo estado discorrer e regular sobre o governo dos príncipes; pois assim como os  [cartógrafos] que desenham os contornos dos países se colocam na planície para considerar a natureza dos montes, e para considerar a das planícies ascendem aos montes, assim também, para conhecer bem a natureza dos povos, é necessário ser príncipe, e para conhecer a dos príncipes é necessário ser do povo.
(Tradução de Lívio Xavier, adaptada.)
Está redigido com clareza, coerência e correção o seguinte comentário sobre o texto:
a) Temendo ser qualificado de presunçoso, Maquiavel achou por bem defrontar sua autoridade intelectual, tipo um cartógrafo habilitado a desenhar os contrastes de uma região.
b) Maquiavel, embora identificando-se como um homem de baixo estado, não deixou de justificar sua autoridade diante do príncipe, em cujos ensinamentos lhe poderiam ser de grande valia.
c) Manifestando uma compreensão dialética das relações de poder, Maquiavel não hesita em ministrar ao príncipe, já ao justificar o livro, uma objetiva lição de política.
d) Maquiavel parece advertir aos poderosos de que não se menospreze as lições de quem sabe tanto analisar quanto ensinar o comportamento de quem mantenha relações de poder.
e) Maquiavel, apesar de jamais ter sido um governante em seu livro tão perspicaz, soube se investir nesta função, e assim justificar-se diante de um príncipe autêntico.
Esta questão recebeu 5 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2009 – Questão 48
O Brasil é uma república federativa que apresenta muitas desigualdades regionais. Confrontando-se dois aspectos – a igualdade jurídica entre os Estados membros e as disparidades econômicas entre as regiões –, pode-se afirmar que ...
FUVEST 2018 – Questão 18
Um método largamente aplicado para evitar a corrosão em estruturas de aço enterradas no solo, como tanques e dutos, é a proteção catódica com um metal de sacrifício. Esse método consiste em conectar a estrutura a ser protegida, por meio de...
FUVEST 2016 – Questão 70
Observe o mapa. Identifique a alternativa que completa corretamente a legenda do mapa.
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 5
Meus oito anos ...
FUVEST 2004 – Questão 25
Dois discos, A e B, de mesma massa M, deslocam-se com velocidades VA= V0 e VB= 2V0, como na figura, vindo a chocar-se um contra o outro. Após o choque, que não é elástico,o disco B permanece parado. Sendo E1 a energia cinética total inicial (E1= 5 x (1/2 MV02)), a energia cinética total E2,após o choque, é a) E2= E1 b) E2= 0,8 E1 c) E2= 0,4 E1 d) E2= 0,2 E1 e) E2= 0