FUVEST 2008 – Questão 43

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 1a Fase / Mário de Andrade
S. Paulo, 13-XI-42
Murilo
    São 23 horas e estou honestissimamente em casa, imagine! Mas é doença que me prende, irmão pequeno. Tomei com uma gripe na semana passada, depois, desensarado, com uma chuva, domingo último, e o  resultado foi uma sinusitezinha infernal que me inutilizou mais esta semana toda. E eu com tanto trabalho! Faz quinze dias que não faço nada, com o desânimo de apósgripe, uma moleza invencível, e as dores e tratamento atrozes. Nesta noitinha de hoje me senti mais animado e andei trabalhandinho por aí. (...)
    Quanto a suas reservas a palavras do poema que lhe mandei, gostei da sua habilidade em pegar todos os casos “propositais”. Sim senhor, seu poeta, você até está ficando escritor e estilista. Você tem toda a razão de não gostar do “nariz furão”, de “comichona”, etc. Mas lhe juro que o gosto consciente aí é da gente não gostar  sensitivamente. As palavras são postas de propósito pra não gostar, devido à elevação declamatória do coral que precisa ser um bocado bárbara, brutal, insatisfatória e lancinante. Carece botar um pouco de insatisfação no prazer estético, não deixar a coisa muito bem-feitinha.(...) De todas as palavras que você recusou só uma continua me desagradando “lar fechadinho”, em que o carinhoso do diminutivo é um desfalecimento no grandioso do coral.
(Mário de Andrade, Cartas a Murilo Miranda.)
“... estou honestissimamente em casa, imagine! Mas é doença que me prende, irmão pequeno.”

No trecho acima, o termo grifado indica que o autor da carta pretende
a) revelar a acentuada sinceridade com que se dirige ao leitor.
b) descrever o lugar onde é obrigado a ficar em razão da doença.
c) demarcar o tempo em que permanece impossibilitado de sair.
d) usar a doença como pretexto para sua voluntária inatividade.
e) enfatizar sua forçada resignação com a permanência em casa.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2006 – Questão 59
Uma esfera de massa m0 está pendurada por um fio, ligado em sua outra extremidade a um caixote, de massa M = 3 m0, sobre uma mesa horizontal. Quando o fio entre eles permanece não esticado e a esfera é largada, após percorrer uma distância H0,...
FUVEST 2017 – Questão 85
Na figura, o retângulo ABCD tem lados de comprimento AB = 4 e BC = 2. Sejam M o ponto médio do lado BC e N o ponto médio do lado CD. Os segmentos AM e AC interceptam o segmento nos pontos E e F, respectivamente. A área do triângulo AEF é igual a a) b) c) d) e)
FUVEST 2018 – Questão 86
Conforme o texto, o grau de importância atribuído à estátua da Rainha Vitória, em Quebec, reside no fato de a escultura a) estar em processo de restauração. b) ter sobrevivido às intempéries ao longo dos anos. c) pertencer a um grupo de réplicas idênticas. d) ser a primeira a retratar uma autoridade feminina. e) ter sofrido danos em sua estrutura.
FUVEST 2008 – Questão 50
O “escrúpulo de exatidão” que, no trecho, o narrador contrapõe à exageração ocorre também na frase: a) No momento em que nos contaram estouramos de tanto rir. b) Dia a dia, mês a mês, ano a ano, tempos, não tirarei os olhos de ti. c) Como se sabe, o capitão os alertou sobre os perigos do lugar. d) Conforme se vê nos registros, faltou nove vezes durante o curso. e) Com toda a certeza, os belíssimos custaram os olhos da cara.
FUVEST 2005 – Questão 82
According to the passage, Symbian Dater is a program that a) connects cell phones to radio stations. b) makes it possible to restrict the acceptance of calls on a cell phone. c) is installed in a cell phone to make it look for its owner’s perfect mate. d) installs a code in cell phones in order to prevent them from being used by strangers. e) is still unlicensed because it has to be perfected.