FATEC 2017 – Questão 19

Ciências Humanas / História
Leia o texto.
Entre os fatores causadores da crise destacam-se
a) a ascensão de regimes nazifascistas, com forte apelo nacionalista, na Itália e na Alemanha, e a aceleração do crescimento econômico do chamado BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
b) o descompasso entre a produção e o consumo no mercado dos EUA, e a diminuição das exportações desse país para a Europa, o que gerou aumento dos estoques de produtos agrícolas e industrializados e a queda brusca do valor das ações das empresas no mercado financeiro.
c) o endividamento dos Estados Unidos, em consequência da devastação que o país sofreu na Primeira Guerra Mundial, e a falência da França e da Inglaterra, que deixaram de cumprir seus compromissos financeiros com a comunidade internacional.
d) a brusca desvalorização do dólar no mercado internacional, provocada pelo aumento do preço das
commodities agrícolas dos países em desenvolvimento, e a política de substituição de importações, adotada pelas economias asiáticas.
e) as medidas protecionistas adotadas pela União Soviética, favorecendo as indústrias dos países do Leste europeu, e as barreiras alfandegárias impostas aos produtos estadunidenses por parte dos integrantes da Zona do Euro.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 2
Considere a foto. ...
FATEC 2015 – Questão 47
Um grupo de moluscos pertencente à classe dos gastrópodes, conhecidos como lapas, são os portadores do material biológico mais rígido e resistente de que se tem conhecimento, superando o das teias de aranhas. Esse material está presente nos...
FATEC 2015 – Questão 14
Sejam a e b algarismos. Existem exatamente N números naturais de cinco algarismos, da forma 1a79b, que são divisíveis por 15. Tendo isso em vista, o valor de N é a) 15. b) 12. c) 9. d) 6. e) 2. Lembre-se de que um número natural é divisível por: • 3, quando a soma dos seus algarismos for divisível por 3; • 5, quando o algarismo das unidades for 0 ou 5.
FAMEMA 2021 – Questão 28
Os cadetes da Escola Militar formavam a falange sagrada. [...] Uns trapos de positivismo tinham colado naquelas inteligências e uma religiosidade especial brotara-lhes no sentimento, transformando a autoridade,especialmente Floriano e vagamente a...
UNICAMP 2017 – Questão 53
Compare as duas ilustrações de Ângelo Agostini (1843-1910) sobre o reconhecimento da República brasileira pela Argentina (fig.1) e pela França (fig.2). ...