FATEC 2010 – Questão 2

Ciências Humanas / História / Os Estados Unidos no Século XIX / A Marcha para o Oeste
No caso da história americana, um dos eventos mais retratados pela memória social é, sem dúvida, a chamada Marcha para o Oeste. Mesmo antes do surgimento do cinema, esses temas já faziam parte das imagens da história americana. A fronteira foi um tema constante dos pintores do século XIX. A imagem das caravanas de colonos e peregrinos, da corrida do ouro, dos cowboys, das estradas de ferro cruzando os desertos, dos ataques dos índios marcam a arte, a fotografia e também a cinematografia americana.
CARVALHO, Mariza Soares de. In:
http://www.historia.uff.br/primeirosescritos/files/pe02-2.pdf,
acessado em 29.08.2009
 
Entre os fatores que motivaram e favoreceram a Marcha para o Oeste está
a) a possibilidade de as famílias de colonos tornarem-se proprietárias, o que também atraiu imigrantes europeus.
b) o desejo de fugir da região litorânea afundada em guerras com tribos indígenas fixadas ali, desde o período da colonização.
c) a beleza das paisagens americanas, o que atraiu muitos pintores e fotógrafos para aquela região.
d) o avanço da indústria cinematográfica, que encontrou no Oeste o lugar perfeito para a realização de seus filmes.
e) a existência de terras férteis que incentivaram a ida, para o Oeste, de agricultores que buscavam ampliar suas plantações de algodão.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2009 – Questão 9
Se 5726Fe e 5727Co são espécies de elementos diferentes que possuem o mesmo número de massa, uma característica que os distingue sempre é o número de a) elétrons na eletrosfera b) elétrons no núcleo. c) nêutrons na eletrosfera. d) prótons no núcleo. e) nêutrons no núcleo.
Base dudow 2000 – Questão 39
São aspectos do Governo de Floriano Peixoto: ...
FATEC 2006 – Questão 47
Fogo morto, de José Lins do Rego, é um romance característico ...
FATEC 2016 – Questão 35
A denominada Zona Econômica Exclusiva (ZEE), cuja responsabilidade de vigilância e segurança é da Marinha Brasileira, estende-se até as 200 milhas marítimas. ...
Base dudow 2000 – Questão 16
O conjunto das reformas políticas que se encontravam na origem da polis dos lacedemônios estava reunido em um documento proveniente do oráculo de Delfos denominado “Grande Retra”, muito provavelmente um decreto-lei primitivo, anterior ao...