FAMERP 2021 – Questão 44

Ciências da Natureza / Biologia
A chamada Árvore da Vida, uma das ideias mais poderosas da biologia moderna, remonta a rabiscos feitos por Charles Darwin. Cada espécie moderna seria o produto de infindas bifurcações na árvore evolutiva da vida, a qual dá uma ideia de como foram surgindo os seres vivos. A figura ilustra um dos rabiscos feitos por Darwin.
(Reinaldo José Lopes. “Livro conta como foram
achados os ‘galhos’ da famosa árvore da vida”.
www.folha.uol.com.br, 03.11.2018. Adaptado.)
 
 
(https://evolutionliteracy.com)
 
No “rabisco” de Darwin, as bifurcações ou ramos surgem de um nó. Cada um dos nós corresponderia
a) à seleção natural.
b) ao ancestral comum.
c) aos caracteres adquiridos.
d) ao uso e desuso dos órgãos.
e) à deriva genética.

Veja outras questões semelhantes:

UFMS 2021 – Questão 35
Sobre o esquema a seguir e seus conhecimentos a respeito da circulação dos vertebrados, é correto afirmar: a) o peixe tem coração bicavitário, com circulação dupla e completa. b) nos anfíbios, o sangue arterial não se mistura com o venoso. c) os répteis têm circulação dupla e incompleta. d) o coração das aves é tricavitário e a circulação completa. e) nos mamíferos, a crossa aórtica é voltada para o lado direito.
FAMERP 2018 – Questão 38
Sistemas frontais e anticiclones conseguem deslocar-se meridionalmente e atingir latitudes muito baixas ultra passando, inclusive, a linha do equador. Suas consequências são localmente conhecidas como “friagens”. ...
UEL 2010 – Questão 7
A estrutura do DNA, representada na figura 1, possibilitou desvendar como as características dos pais são repassadas aos filhos. Sabendo que as chances de nascimento de menino e menina são iguais, a probabilidade de um casal, em três gestações, de uma criança em cada gestação, ter pelo menos um menino é a) 1/8. b) 1/3. c) 5/8. d) 2/3. e) 7/8.
Base dudow 2000 – Questão 53
A todo o momento, os seres vivos pluricelulares perdem muitas células do próprio corpo, como, por exemplo, quando ocorrem ferimentos, quando os alimentos passam pelo trato digestório e até mesmo quando há o envelhecimento celular, mas, graças a...
UERJ 2019 – Questão 42
Macromoléculas polares são capazes de atravessar a membrana plasmática celular, passando do meio externo para o meio interno da célula. Essa passagem é possibilitada pela presença do seguinte componente na membrana plasmática: a) açúcar. b) proteína. c) colesterol. d) triglicerídeo.