FAMERP 2021 – Questão 44

Ciências da Natureza / Biologia
A chamada Árvore da Vida, uma das ideias mais poderosas da biologia moderna, remonta a rabiscos feitos por Charles Darwin. Cada espécie moderna seria o produto de infindas bifurcações na árvore evolutiva da vida, a qual dá uma ideia de como foram surgindo os seres vivos. A figura ilustra um dos rabiscos feitos por Darwin.
(Reinaldo José Lopes. “Livro conta como foram
achados os ‘galhos’ da famosa árvore da vida”.
www.folha.uol.com.br, 03.11.2018. Adaptado.)
 
 
(https://evolutionliteracy.com)
 
No “rabisco” de Darwin, as bifurcações ou ramos surgem de um nó. Cada um dos nós corresponderia
a) à seleção natural.
b) ao ancestral comum.
c) aos caracteres adquiridos.
d) ao uso e desuso dos órgãos.
e) à deriva genética.

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2011 – Questão 7
Pesquisas recentes consideram que as asas dos insetos evoluíram a partir de apêndices branquiais, estruturas utilizadas como remos por espécies ancestrais aquáticas. ...
FUVEST 2018 – Questão 44
A levedura Saccharomyces cerevisiae pode obter energia na ausência de oxigênio, de acordo com a equação ...
Santa Casa de São Paulo 2022 – Questão 49
Analise a figura que representa uma célula vegetal com três pares de cromossomos homólogos, contendo os genes A, B, D e E e seus respectivos alelos. Suponha que não ocorra permutação entre esses cromossomos homólogos. O número máximo de diferentes gametas e uma possível combinação gênica presente em um desses gametas formados, após a meiose se concretizar, serão, respectivamente, a) 8 e ABDE. b) 8 e aBDe. c) 16 e aBde. d) 6 e AbdE. e) 16 e AbDe.
UEL 2010 – Questão 13
A caatinga nordestina é um ambiente caracterizado por um clima de temperatura média anual alta, baixo índice pluviométrico e de baixa umidade relativa do ar. Nesse ambiente, um pesquisador identificou 5 espécies de lagartos, dos quais foram...
FAMERP 2019 – Questão 47
Os moluscos formam, depois dos artrópodes, o segundo maior filo dos metazoários em números de espécies. São características que ocorrem em todos os representantes dos moluscos: a) sistema nervoso dorsal e cabeça diferenciada. b) rádula e massa visceral. c) sistema circulatório aberto e manto. d) simetria bilateral e mesoderme na fase embrionária. e) sistema digestório completo e brânquias.