FAMERP 2021 – Questão 44

Ciências da Natureza / Biologia
A chamada Árvore da Vida, uma das ideias mais poderosas da biologia moderna, remonta a rabiscos feitos por Charles Darwin. Cada espécie moderna seria o produto de infindas bifurcações na árvore evolutiva da vida, a qual dá uma ideia de como foram surgindo os seres vivos. A figura ilustra um dos rabiscos feitos por Darwin.
(Reinaldo José Lopes. “Livro conta como foram
achados os ‘galhos’ da famosa árvore da vida”.
www.folha.uol.com.br, 03.11.2018. Adaptado.)
 
 
(https://evolutionliteracy.com)
 
No “rabisco” de Darwin, as bifurcações ou ramos surgem de um nó. Cada um dos nós corresponderia
a) à seleção natural.
b) ao ancestral comum.
c) aos caracteres adquiridos.
d) ao uso e desuso dos órgãos.
e) à deriva genética.

Veja outras questões semelhantes:

FAMERP 2020 – Questão 74
Em um plano cartesiano, dois vértices de um triângulo equilátero estão sobre a reta de equação y = 2x – 2. O terceiro vértice desse triângulo está sobre a reta de equação y = 2x + 2. A altura desse triângulo, na mesma unidade de medida dos eixos cartesianos ortogonais, é igual a a) b) c) d) e)
FAMERP 2021 – Questão 9
Retoma um termo mencionado anteriormente no texto a palavra sublinhada em: ...
FAMERP 2021 – Questão 74
A figura indica cinco retas, dois pares de ângulos congruentes, dois pontos nas intersecções de três retas e um ponto na intersecção de duas retas. Nas condições da figura, as retas r e s serão paralelas se, e somente se, a) α for igual a β. b) t e u forem perpendiculares em C. c) a medida de for igual à de . d) α ou β for igual a 45º. e) o triângulo ABC for equilátero.
FUVEST (1ºDia) 1998 – Questão 57
O hormônio ADH atua sobre os túbulos renais promovendo absorção de água do filtrado glomerular. A deficiência na secreção desse hormônio faz com que a pessoa produza a) muita urina, com alta concentração de excreções. b) muita urina, com baixa concentração de excreções. c) pouca urina, com alta concentração de excreções. d) pouca urina, com baixa concentração de excreções. e) quantidade normal de urina, com alta concentração de excreções.
FAMERP 2022 – Questão 54
O fenômeno da condutividade elétrica de soluções foi explorado pelo químico Svante August Arrhenius em sua tese de doutorado de 1884, intitulada “Pesquisas sobre a Condutividade Galvânica”. Segundo Arrhenius, para que uma substância seja...