ENEM PPL Linguagens e Humanas 2020 – Questão 32

Linguagens / Português
     Isaac Newton nasceu em 4 de janeiro de 1643, no condado de Lincolnshire, Inglaterra. Filho de fazendeiros, o cientista, físico e matemático nunca conheceu seu pai, morto três meses antes de o filho nascer.
    Estudou na escola King’s School, onde era um aluno mediano. Entretanto, depois de uma briga com um colega de classe, começou a se esforçar mais nos estudos. Passou então a ser um dos melhores alunos da escola. O sucesso nos estudos levou Newton a entrar na Faculdade Trinity, em Cambridge, onde auxiliava outros alunos em troca de uma bolsa de estudos paga pela faculdade.
    Newton se interessava pelos pioneiros da ciência, como o filósofo Descartes e os astrônomos Copérnico, Galileu e Kepler. Depois de formado, fez estudos em matemática e foi eleito professor da matéria em 1669. Em 1670, começou a dar aulas de ótica. Nessa época, demonstrou como, através de um prisma, é possível separar a luz branca nas cores do arco-íris.
      Em 1679, o cientista inglês voltou-se para mecânica e os efeitos da gravitação sobre as órbitas dos planetas. Em 1687, publicou o livro Principia mathematica, em que demonstrou as três leis universais do movimento. Com esse livro, Newton ganhou reconhecimento mundial.
Disponível em: www.invivo.fiocruz.br. Acesso em: 1 dez. 2017 (adaptado).

A análise dos elementos constitutivos desse texto, como forma de composição, tema e estilo de linguagem, permite identificá-lo como
a) didático, já que explica a importância das contribuições de Isaac Newton.
b) jornalístico, pois dá a conhecer fatos relacionados a Isaac Newton.
c) científico, pois investiga informações sobre Isaac Newton.
d) ensaístico, já que discute fatos da vida de Isaac Newton.
e) biográfico, pois narra a trajetória de vida de Isaac Newton.
Esta questão recebeu 16 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FGV Administração 2010 – Questão 18
Na oração “ainda que o céu viesse abaixo” (ref. 9), a locução “ainda que” estabelece o mesmo tipo de relação sintático-semântica que o vocábulo “que” em: a) “duzentos que fossem” (ref. 4) . b) “que ele teria na Corte” (ref. 2) c) “Impossível, o quê? exclamou em voz alta.” (ref. 10) d) “que ficarem juntos” (ref. 8) e) “que a cláusula era natural” (ref. 7)
UNESP 2015 – Questão 12
Ante as vaias dos tico-ticos e outras aves, o Azulão torna ainda mais perfeita sua canção. Com isso, revela uma atitude de a) autoconfiança. b) rancor. c) ingenuidade. d) ignorância. e) revolta.
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 132
Fraudador é preso por emitir atestados ...
FGV 2017 – Questão 19
Considerados no contexto, os termos sublinhados nos trechos “com agendas políticas deletérias ” e “mera ocupação de espaço” podem ser substituídos, sem prejuízo do sentido, por: a) dissimuladas; fortuita. b) lesivas; plena. c) perniciosas; simples. d) intencionais; trivial. e) usurpadoras; efetiva.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 19
Coincidindo com o Dia Internacional dos Direitos da Infância, foram apresentados diversos trabalhos que mostram as mudanças que afetam a vida das crianças. Um desses estudos compara o que sonham e brincam as crianças hoje em relação às dos...