FAMERP 2021 – Questão 9

Linguagens / Português
Leia o trecho do livro O Mundo Assombrado pelos Demônios, de Carl Sagan, publicado originalmente em 1995.
 
  A ciência e a tecnologia não são apenas cornucópias1 despejando dádivas sobre o mundo. Os cientistas não só conceberam as armas nucleares; eles também pegaram os líderes políticos pela lapela, argumentando que a sua nação tinha que ser a primeira a fabricar uma dessas armas. E assim eles produziram mais de 60 mil armas nucleares. Durante a Guerra Fria, os cientistas nos Estados Unidos, na União Soviética, na China e em outras nações estavam dispostos a expor os seus conterrâneos à radiação — na maioria dos casos, sem o conhecimento deles — a fim de se preparar para a guerra nuclear. A nossa tecnologia produziu a talidomida, os CFCs, o agente laranja, os gases que atacam o sistema nervoso, a poluição do ar e da água, as extinções de espécies, e indústrias tão poderosas que podem arruinar o clima do planeta. Aproximadamente metade dos cientistas na Terra dedica parte de seu tempo de trabalho para fins militares. Embora alguns cientistas ainda sejam vistos como estranhos ao sistema, criticando corajosamente os males da sociedade e dando os primeiros avisos sobre catástrofes tecnológicas potenciais, muitos são considerados oportunistas submissos ou uma fonte complacente de lucros empresariais e de armas de destruição em massa — não importa quais sejam as consequências a longo prazo. Os perigos tecnológicos que a ciência apresenta, seu desafio implícito ao conhecimento recebido e sua visível dificuldade são razões para que as pessoas, desconfiadas, a evitem. Existe uma razão para as pessoas ficarem nervosas a respeito da ciência e da tecnologia.
(O Mundo Assombrado pelos Demônios, 2006. Adaptado.)
 
1 – Cornucópia: vaso em forma de chifre, com frutas e flores que dele extravasam profusamente, antigo símbolo da fertilidade, riqueza, abundância.
 
Retoma um termo mencionado anteriormente no texto a palavra sublinhada em:
a) “Os perigos tecnológicos que a ciência apresenta, seu desafio implícito ao conhecimento recebido e sua visível dificuldade são razões para que as pessoas, desconfiadas, a evitem.”
b) “Os perigos tecnológicos que a ciência apresenta, seu desafio implícito ao conhecimento recebido e sua visível dificuldade são razões para que as pessoas, desconfiadas, a evitem.”
c) “Os cientistas não só conceberam as armas nucleares; eles também pegaram os líderes políticos pela lapela, argumentando que a sua nação tinha que ser a primeira a fabricar uma dessas armas.”
d) “Existe uma razão para as pessoas ficarem nervosas a respeito da ciência e da tecnologia.”
e) “Os cientistas não só conceberam as armas nucleares; eles também pegaram os líderes políticos pela lapela, argumentando que a sua nação tinha que ser a primeira a fabricar uma dessas armas.”

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2015 – Questão 21
Verifica-se a ocorrência de objeto direto pleonástico em: a) “As que o viveram ou são, como eu, os mortos-vivos, ou – apenas – os desencantados” b) “Esses dez anos esvoaram-se-me como dez meses.” c) “Por tudo isso, independentemente do belo discurso de defesa, o júri concedeu-me circunstâncias atenuantes.” d) “Simplesmente, este momento culminante raras são as criaturas que o vivem.” e) “Atingido o sofrimento máximo, nada já nos faz sofrer.”
UERJ 2005 – Questão 10
Engenho de febre ...
UNESP 2015 – Questão 15
Se, nos versos, as palavras “Sabiá” e “capoeirão” fossem pronunciadas “sa-bi-á” e “ca-po-ei-rão”, tais versos quebrariam o padrão e o ritmo dos demais, pois passariam a ser a) heptassílabos. b) octossílabos. c) eneassílabos. d) hexassílabos. e) decassílabos.
UFSM PS2 - todas menos Fil, His, Esp - resoluções 2011 – Questão 1
Qual afirmativa NÃO se ajusta a inferências ou informações depreendidas da leitura do mapa e das legendas? ...
UEL 2016 – Questão 15
Sobre a temática desenvolvida no texto, assinale a alternativa correta. ...