ENEM PPL Linguagens e Matemática 2010 – Questão 103

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
No Brasil colonial, os portugueses procuravam ocupar e explorar os territórios descobertos, nos quais viviam índios, que eles queriam cristianizar e usar como força de trabalho. Os missionários aprendiam os idiomas dos nativos para catequizá-los nas suas próprias línguas. Ao longo do tempo, as línguas se influenciaram. O resultado desse processo foi a formação de uma  língua geral, desdobrada em duas variedades: o abanheenga, ao sul, e o nheengatu, ao norte. Quase todos se comunicavam na língua geral, sendo poucos aqueles que falavam apenas o português.
De acordo com o texto, a língua geral formou-se e consolidou-se no contexto histórico do Brasil-Colônia. 
Portanto, a formação desse idioma e suas variedades foi condicionada 
a)  pelo interesse dos indígenas em aprender a religião dos portugueses.
b)  pelo interesse dos portugueses em aprimorar o saber linguístico dos índios.
c)  pela percepção dos indígenas de que as suas línguas  precisavam aperfeiçoar-se.
d)  pelo interesse unilateral dos indígenas em aprender  uma nova língua com os portugueses.
e)  pela distribuição espacial das línguas indígenas, que  era anterior à chegada dos portugueses.
Esta questão recebeu 318 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 22
Leia atentamente o texto e responda a questão: ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 151
Uma universidade decidiu promover uma coleta de informações que fornecesse dados para implementar ações destinadas à recuperação de estudantes que consumiam drogas no campus, cujo objetivo era reabilitar os usuários. ...
ENEM 2ª Aplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 171
0 número de frutos de uma determinada espécie de planta se distribui de acordo com as probabilidades apresentadas no quadro. A probabilidade de que, em tal planta, existam, pelo menos, dois frutos é igual a a) 3%. b) 7%. c) 13%. d) 16%. e) 20%.
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 132
AMARAL, Tarsila do. ...
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 24
No poema, a relação entre as pessoas e as cousas é de a) contigüidade. b) oposição. c) semelhança. d) compatibilidade. e) complementaridade.