ENEM PPL Linguagens e Humanas 2021 – Questão 72

Ciências Humanas / História
    O Equador foi o primeiro país do mundo a introduzir os direitos da natureza numa constituição. O movimento indígena-camponês-ambientalista rejeitou a exploração do petróleo nos contrafortes andino-amazônicos (Parque Nacional de Yasuny). A reivindicação foi acatada pelo governo de Rafael Corrêa e esta é a primeira proposta concreta que não se faz como compensação dos países ricos a algum país pobre, enquanto continuam explorando e lançando gases do efeito estufa na atmosfera.
PORTO-GONÇALVES, C. W.; QUENTAL, P. América Latina e colonialidade do poder. In: HAESBAERT. R. (Org.). Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo. Niterói: Eduff, 2013 (adaptado).

A ação do governo equatoriano foi resultado de uma mobilização marcada pelo(a)
a) protagonismo dos povos originários.|
b) imposição dos magistrados locais.
c) redução dos recursos minerais.
d) empreendedorismo comercial global.
e) indenização monetária internacional.
Esta questão recebeu 437 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 44
SATRAPI. M. Persépolis. São Paulo: Cia. das Letras, 2007(adaptado). A memória recuperada pela autora apresenta a relação entre a) conflito trabalhista e engajamento sindical. b) organização familiar e proteção à infância. c) centralização econômica e pregação religiosa. d) estrutura educacional e desigualdade de renda. e) transformação política e modificação de costumes.
UNESP s. port 2007 – Questão 52
Observe a gravura, produzida na época da Revolução Francesa de 1789 ...
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 42
TEXTO I ...
FUVEST 2013 – Questão 53
Durante os primeiros tempos de sua existência, o PCB prosseguiu em seu processo de diferenciação ideológica com o anarquismo, de onde provinha parte significativa de sua liderança e de sua militância. Nesse curso, foi necessário, no que se...
UNICAMP 2013 – Questão 1
A sabedoria de Sócrates, filósofo ateniense que viveu no século V a. C., encontra o seu ponto de partida na afirmação "sei que nada sei", registrada na obra Apologia de Sócrates. A frase foi uma resposta aos que afirmavam que ele era o mais...