ENEM PPL Linguagens e Humanas 2021 – Questão 55

Ciências Humanas / História
    Nos romances clássicos do século XIX, sobretudo de Balzac ou Jane Austen, a equivalência entre capital e rendimento anual, por intermédio de uma taxa de rendimento de 5% (ou, mais raramente, de 4%), era uma evidência absoluta. Por esse motivo, com frequência os escritores omitiam a natureza do capital e se contentavam em indicar apenas o montante da renda anual produzida. Informavam-nos, por exemplo, que um personagem dispunha de 50 000 francos ou de 2 000 libras esterlinas de renda, sem precisar se eram rendimentos da terra ou de juros sobre a dívida pública. Pouco importava, já que a renda era segura e sistemática nos dois casos, permitindo reproduzir, ao longo do tempo, uma estratificação social conhecida.
PIKETTY, T. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014 (adaptado).


A equivalência destacada nas obras desses romancistas remete aos seguintes aspectos da dinâmica europeia naquele período:
a) Conflito de classes e movimentos migratórios.
b) Cultura individualista e ampliação do consumo.
c) Desenvolvimento científico e expansão urbana.
d) Modernização produtiva e desconcentração fundiária.
e) Monetarização das trocas e financiamento do Estado.
 
Esta questão recebeu 272 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 51
É característica da produção pecuária extensiva; a) criação de gado por confinamento; b) utilização de pouca tecnologia na produção de gado; c) produção voltada para o mercado local; d) alimentação do gado por ração e ordenha mecânica; e) utilização de pequenos espaços utilizados como pastos.
UFSM 2012 ps2 - todas menos Fil, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 11
Analise a imagem e o texto: ...
ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 72
Montaigne deu o nome para um novo gênero literário; foi dos primeiros a instituir na literatura moderna um espaço privado, o espaço do “eu”, do texto íntimo. Ele cria um novo processo de escrita filosófica, no qual hesitações,...
Base dudow 2000 – Questão 11
(PUC-RJ) Como general, cônsul e, depois, imperador, Napoleão Bonaparte transformou a França de um país sitiado numa potência expansionista com influência em todo o continente europeu. No entanto, a expansão francesa com seus ideais burgueses...
UFABC 2008 – Questão 84
...