ENEM PPL Humanas e Natureza 2010 – Questão 12

Ciências Humanas / História / Revolução Industrial / Consequências
O movimento operário ofereceu uma nova resposta ao grito do homem miserável no princípio do século XIX. A resposta foi a consciência de classe e a ambição de classe. Os pobres então se organizavam em uma classe específica, a classe operária, diferente da classe dos patrões (ou capitalistas). A Revolução Francesa lhes deu confiança; a Revolução Industrial trouxe a necessidade da mobilização permanente.
HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções. SP: Paz e Terra, 1977
 
No texto, analisa-se o impacto das Revoluções Francesa e Industrial para a organização da classe operária. Enquanto a “confiança” dada pela Revolução Francesa era originária do significado da vitória revolucionária sobre as classes dominantes, a “necessidade da mobilização permanente”, trazida pela Revolução Industrial, decorria da compreensão de que:
a) a competitividade do trabalho industrial exigia um permanente esforço de qualificação para o enfrentamento do desemprego.
b) a completa transformação da economia capitalista seria fundamental para a emancipação dos operários.
c) a introdução das máquinas no processo produtivo diminuía as possibilidades de ganho material para os operários.
d) o progresso tecnológico geraria a distribuição de riquezas para aqueles que estivessem adaptados aos novos tempos industriais.
e) a melhoria das condições de vida dos operários seria conquistada com as manifestações coletivas em favor dos direitos trabalhistas.
Esta questão recebeu 560 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 30
O país do Oriente Médio cuja religião predominante é o islamismo e que tem sofrido ações terroristas por ter dado apoio aos Estados Unidos em diferentes ocasiões é: a) o Líbano. b) o Irã. c) o Senegal. d) a Arábia Saudita. e) a Mongólia.
FGV Economia 2009 – Questão 58
Leia as assertivas: ...
Base dudow 2000 – Questão 36
São características do socialismo utópico, exceto: a) Confiança no aperfeiçoamento natural e constante do ser humano. b) Interpretação superficial da sociedade burguesa e do capitalismo. c) Não compreensão da luta de classes. d) A construção do Socialismo exige uma ação revolucionária. e) O Socialismo era visto como uma evolução natural do desenvolvimento da sociedade burguesa.
Base dudow 2000 – Questão 42
Às 6 da manhã do dia 7 de dezembro de 1941, aviões japoneses bombardearam a base norte-ameriacana de Pearl Harbor, no Havaí. A ofensiva iniciava o avanço japonês que, oito meses depois, controlava parte significativa do Oceano Pacífico. Sobre...
FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 32
Nos países do leste recém-incorporados à União Europeia, a indústria automobilística passou de 310 mil empregos em 2000 para 400 mil em 2006. As folhas de pagamento aumentaram 62% na Eslováquia, que já tem 58.400 pessoas no setor, e 41% na...