ENEM 3 Humanas e Natureza 2014 – Questão 56

Ciências da Natureza / Química / Química Ambiental / Química Verde
Nos tempos atuais, grandes esforços são realizados para minimizar a dependência dos combustíveis derivados de fontes fósseis, buscando alternativas como compostos provenientes de fontes renováveis, biodegradáveis e que causem menos impacto na atmosfera terrestre. Um combustível renovável (X) de grande importância econômica é obtido a partir da equação genérica: 

 
SacaroseC6H12O6 X+CO2

 
Com base na equação, o referido combustível renovável é o
a) etanol.
b) butano.
c) propano.
d) biodiesel.
e) gás natural.
Esta questão recebeu 212 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2011 – Questão 72
A passagem do oxigênio líquido para oxigênio gasoso é uma transformação física a) exotérmica, classificada como fusão. b) exotérmica, classificada como ebulição. c) endotérmica, classificada como liquefação. d) endotérmica, classificada como evaporação. e) espontânea, classificada como sublimação.
Base dudow 2000 – Questão 29
29) Abaixo é apresentada uma reação química em equilíbrio: 2 NO(g) + O2(g) ↔ 2 NO2(g), ΔH < 0 Com o objetivo de deslocar esse equilíbrio no sentido da formação de dióxido de nitrogênio, deve-se: a) diminuir a pressão e a temperatura. b) aumentar a pressão e a temperatura. c) aumentar a pressão e diminuir a temperatura. d) aumentar a pressão e diminuir as concentrações de NO e O2. e) aumentar a temperatura e as concentrações de NO e O2.
ENEM Hum (1-45) e Nat (46-90) 2011 – Questão 57
No processo de industrialização da mamona, além do óleo que contém vários ácidos graxos, é obtida uma massa orgânica, conhecida como torta de mamona. Esta massa tem potencial para ser utilizada como fertilizante para o solo e como...
Base dudow 2000 – Questão 7
Com relação ao grupo do oxigênio na classificação periódica, se existe H2O, é provável que exista também: a) H2S b) H3Se c) H4S d) H4Se e) H4O
Base dudow 2000 – Questão 56
Considere a reação reversível representada pela equação:   A(g) + B(g) ↔ 2 C(g)   Quando o equilíbrio á atingido, as pressões de A e de B são iguais a 2 atm e a de C é igual a 3 atm. A constante de equilíbrio (Kp) da reação será igual a:   kp = PxRy a) 0,75. b) 1,5. c) 2,25. d) 2,0. e) 2,5.