Base dudow 043 2000 – Questão 71

Linguagens / Literatura / Modernismo Português / Fernando Pessoa
Leia o fragmento textual de Fernando Pessoa e assinale a alternativa CORRETA.
 
A ciência procura as leis particulares das cousas - isto é, aquelas leis que regem os assuntos ou objetos que pertencem àquele tipo de cousas que se estão observando. A ciência é uma subjetivação, porque é uma conclusão que se tira de determinado número de fenômenos. A ciência é uma cousa real e, dentro dos seus limites, certa, por que é uma subjetivação de uma impressão objetiva, e é, assim, um equilíbrio."
(PESSOA, F. Trecho de "A Obra de Arte: Critérios a que Obedece". In: OBRAS EM PROSA. vol. único, Rio de Janeiro, Aguilar, 1974, p. 127)

a) A subjetividade impressiva do artista é resultante de uma interpretação objetiva que conduz à obra de arte.
b) Muitas vezes, a ciência busca leis particulares das coisas e por isso as torna subjetivas, valendo como verdadeiras.
c) Ao caráter ilusório da Arte contrapõe-se a realidade da Ciência e nisso, segundo o texto reside o equilíbrio das coisas.
d) A arte obedece a três critérios fundamentais: impressão, interpretação e busca de objetividade; enquanto a ciência obedece aos seguintes: seleção, observação e análise dos fenômenos.
e) Os limites do método científico não interferem no caráter real da ciência que é sempre certa, equilibrada e reveladora da subjetividade das coisas e dos seres.

Veja outras questões semelhantes:

UFABC 2006 - 2007 – Questão 8
"Não cantaremos o ódio, porque esse não existe, existe apenas o medo." ...
Base dudow 2000 – Questão 32
Um dos trechos abaixo é claramente naturalista. ...
Base dudow 2000 – Questão 16
Auto da Barca do Inferno ...
UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 26
Em vários poemas de A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade, há na escuridão uma luz que brilha (um fraco pavio’’, uma pequena ampola fulgurante, uma lanterna, o sucedâneo da estrela nas mãos ), caracterizando a noite como um espaço...
UNESP 2010 – Questão 12
O poema de Júlio César da Silva faz referência ao mito grego de Pigmalião, um escultor da ilha de Chipre que obteve da deusa Vênus a graça de transformar em uma mulher de verdade a belíssima estátua que havia esculpido. Esse aproveitamento do...