Base dudow 007 2000 – Questão 22

Ciências Humanas / Geografia / Regiões do Brasil / Complexos Regionais
Uma das formas de regionalização trabalhadas pelos geógrafos divide o Brasil em três Complexos Regionais ou Regiões Geoeconômicas, quais sejam: Centro-Sul, Nordeste e Amazônia. Essa divisão toma por base os processos históricos mais gerais de formação do território nacional, com destaque para os processos de povoamento e de ocupação econômica do espaço. Ao contrário da divisão oficial do país em grandes regiões, elaborada pelo IBGE, os limites regionais dessa divisão tripartite nem sempre coincidem com os limites estaduais.
Com base na figura, no texto acima e nos conhecimentos de Geografia regional, assinale a alternativa correta.
a) O norte do estado de Minas Gerais integra o complexo regional nordestino porque apresenta características ambientais e sócio-econômicas típicas do semi-árido nordestino.
b) O Centro-Sul é a região mais desenvolvida do país, porque foi a primeira a ser ocupada desde o início da colonização.
c) Apesar das políticas de povoamento e de desenvolvimento regional implementadas pela SUDAM desde os anos 50, a Amazônia continua se distinguindo por ser um vazio demográfico.
d) A industrialização intensiva de áreas do Centro-Sul, como São Paulo e Rio de Janeiro, é devida à imigração européia, sobretudo de origem italiana.
e) O Nordeste é uma região distinta das demais por apresentar economia estagnada e população em declínio, devido às migrações motivadas pela seca.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 68
Observe o mapa do estado de São Paulo, onde estão representadas grandes bacias hidrográficas. Assinale a alternativa que apresenta essas bacias enumeradas na ordem crescente. a) Ribeira do Iguape, Paraná e Parnaíba. b) Paraíba do Sul, Paranaíba e Ribeira do Iguape. c) Paraíba do Sul, Ribeira do Iguape e Paraná. d) Parnaíba, Paraná e Ribeira do Iguape. e) Paranaíba, Ribeira do Iguape e Tietê.
Base dudow 2000 – Questão 35
Entre os fatores de concentração industrial do Sudeste podemos citar, exceto: a) acúmulo de capital comercial. b) mão-de-obra abundante. c) rede de transporte bem estruturada. d) grande mercado consumidor. e) grandes jazidas carboníferas.
Base dudow 2000 – Questão 23
Considere os seguintes textos: ...
Base dudow 2000 – Questão 4
Área territorial e população pelas regiões brasileiras: Considerando os dados apresentados, identificar a alternativa que contém, corretamente indicadas, as regiões brasileiras que substituem os números 1, 2 e 3 na ordem da tabela anterior. a) Centro-Oeste, Nordeste e Sul. b) Centro-Oeste, Sudeste e Sul. c) Norte, Nordeste e Sudeste. d) Sudeste, Sul e Nordeste. e) Norte, Sudeste e Sul.
Base dudow 2000 – Questão 33
O esquema a seguir representa a participação proporcional de cada uma das cinco regiões brasileiras (designadas por letras de A a E) quanto à população absoluta e à superfície. População Superfície ​ARBEX JR, J e OLIC, N. B. "O rumo do Centro-Oeste: Brasil em regiões". São Paulo: Moderna, 1996. p. 26-29. Assinale a alternativa cuja letra corresponde à Região Centro-Oeste. a) A b) B c) C d) D e) E