UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 87

Ciências da Natureza / Química / Radioatividade / Meia vida (semi desintegração)
Quando se fala em isótopos radioativos, geralmente a opinião pública os associa a elementos perigosos, liberados por reatores nucleares. No entanto, existem isótopos de elementos naturais que estão presentes no nosso dia-a-dia. O gráfico mostra a cinética de desintegração do rádio-226, que pode estar presente em materiais de construção, em geral em concentrações muito baixas para que se possa comprovar qualquer relação com danos à saúde. As coordenadas de um ponto do gráfico são indicadas na figura.
Dados: m = m0 . 2-t/c, onde
           m: massa no tempo t;
           m0: massa no tempo 0;
           c: tempo de meia-vida.
 
A meia-vida desse isótopo, em anos, é igual a
a) 1400.
b) 1500.
c) 1600.
d) 1700.
e) 1800.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 59
Na figura, as linhas tracejadas representam superfícies equipotenciais de um campo elétrico; as linhas cheias I, II, III, IV e V representam cinco possíveis trajetórias de uma partícula de carga q, positiva, realizadas entre dois pontos dessas superfícies, por um agente externo que realiza trabalho mínimo. A trajetória em que esse trabalho é maior, em módulo, é: a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V.
FUVEST 2008 – Questão 24
Para a transformação representada por 2NO(g) + 2H2(g) → N2(g) + 2H2O(g), a velocidade da reação, em função da pressão de hidrogênio (PH2), para duas diferentes pressões de óxido nítrico (PNO), à temperatura de 826°C, está indicada no seguinte gráfico: Examinando o gráfico, pode-se concluir que as ordens da reação, em relação ao óxido nítrico e em relação ao hidrogênio, são, respectivamente, a) 1 e 1. b) 1 e 2. c) 2 e 1. d) 2 e 2. e) 3 e 1.
ENEM 1ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 79
Em um dia sem vento, ao saltar de um avião, um paraquedista cai verticalmente até atingir a velocidade limite. No instante em que o paraquedas é aberto (instante TA), ocorre a diminuição de sua velocidade de queda. Algum tempo após a abertura do paraquedas, ele passa a ter velocidade de queda constante, que possibilita sua aterrissagem em segurança. Que gráfico representa a força resultante sobre o paraquedista, durante o seu movimento de queda? a) b) c) d) e)
Base dudow 2000 – Questão 63
O gráfico de velocidade (v) contra tempo (t), mostrado a seguir, representa, em unidades arbitrárias, o movimento retilíneo de uma partícula. O quociente d1/ d2 entre a distancia d1 , percorrida pela partícula no intervalo de tempo (Δt1) , e a distancia d2, percorrida pela partícula no intervalo de tempo (Δt2), é : a) 3 b) 2 c) 1/2 d) 1/3 e) 1
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 15
Na figura, o ângulo C é reto, D é ponto médio de AB, DE é perpendicular a AB, AB = 20 cm e AC = 12 cm. ...