UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 79

Ciências da Natureza / Química / Ligação Química / Forças Intermoleculares
Neste ano, o Brasil decidiu suspender, em território nacional, o licenciamento compulsório do anti-retroviral Efavirenz, um medicamento de combate à AIDS. Com esta decisão, o país pode importar um genérico que custa três vezes menos. A maioria dos membros da Organização Mundial da Saúde demonstrou apoio às reivindicações das nações em desenvolvimento, ao aprovar um texto que pede respeito e ajuda aos governos destes países para quebrarem patentes de medicamentos de interesse da saúde pública.
 
O número de ligações π (pientre átomos de carbono na molécula do Efavirenz e o nome da principal força de interação que pode ocorrer entre o grupo NH do medicamento e os fluidos aquosos do nosso organismo são, respectivamente,
a) 4 e dipolo-dipolo.
b) 4 e ligações de hidrogênio.
c) 5 e dipolo-dipolo.
d) 5 e ligações de hidrogênio.
e) 6 e dipolo-dipolo.
 
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UFABC 2008 – Questão 35
Uma rosa é radioativa quando tem núcleos atômicos com excesso de energia, os quais, para chegar a uma situação mais estável, a) emitem partículas neutras. b) compartilham elétrons com átomos vizinhos. c) emitem ondas eletromagnéticas de baixa energia. d) emitem radiações capazes de penetrar células vivas em diferentes profundidades. e) emitem radiações capazes de ionizar células vivas, transformando-as em cátions e ânions.
UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 46
Uma das grandezas que representa o fluxo de elétrons que atravessa um condutor é a intensidade da corrente elétrica, representada pela letra i. Trata-se de uma grandeza: ...
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 5
Considerando os aspectos de concordância e de crase, assinale a alternativa correta. ...
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 5
A tabela mostra a distância s em centímetros que uma bola percorre descendo por um plano inclinado em t segundos. A distância s é função de t dada pela expressão s(t) = at2+ bt + c, onde a, b, c são constantes. A distância em centímetros, quando t = 2,5 segundos, é igual a a) 248. b) 228. c) 208. d) 200. e) 190.
UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 59
Na figura, as linhas tracejadas representam superfícies equipotenciais de um campo elétrico; as linhas cheias I, II, III, IV e V representam cinco possíveis trajetórias de uma partícula de carga q, positiva, realizadas entre dois pontos dessas superfícies, por um agente externo que realiza trabalho mínimo. A trajetória em que esse trabalho é maior, em módulo, é: a) I. b) II. c) III. d) IV. e) V.