UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 4

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
 É fácil errar quando uma empresa ou seus dirigentes não têm clareza sobre o que de fato significam as bonitas palavras que estão em suas missões e valores ou em seus relatórios e peças de marketing. Infelizmente, não passa um dia sem vermos claros sintomas de confusão. O que dizer de uma empresa que mal começou a praticar coleta seletiva e já sai por aí se intitulando “sustentável”? Ou da que anuncia sua “responsabilidade social” divulgando em caros anúncios os trocados que doou a uma creche ou campanha de solidariedade? Na melhor das hipóteses, elas não entenderam o significado desses conceitos. Ou, se formos um pouco mais críticos, diremos tratar-se de oportunismo irresponsável, que não só prejudica a imagem da empresa mas – principalmente  – mina a credibilidade de algo muito sério e importante. Banaliza conceitos vitais para a humanidade, reduzindo- os a expressões efêmeras, vazias. 
(Guia Exame – Sustentabilidade, outubro de 2008.)
O texto faz uma crítica ao
a) uso inexpressivo de expressões efêmeras e vazias, o que coíbe a prática do oportunismo irresponsável.
b) trabalho social das empresas, que priorizam ações sociais sem utilizarem um marketing adequado.
c) discurso irresponsável das empresas que, na verdade, destoa das práticas daqueles que o proferem.
d) excesso de discursos sobre sustentabilidade e responsabilidade em empresas engajadas em assuntos de natureza social.
e) uso indiscriminado do marketing na divulgação da responsabilidade social das empresas.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2012 – Questão 7
Ter enxaqueca não era para todos. Considerando que a afirmação acima não pode ser verdadeira, conclui-se que ela é feita para expressar outro sentido, menos literal. O sentido expresso pela afirmação, no texto, pode ser definido como: a) metonímico b) hiperbólico c) metafórico d) irônico
UNESP 2014 – Questão 16
Uma leitura atenta do poema permite concluir que seu título representa: a) a negação dos argumentos defendidos pelo eu lírico. b) a confirmação do estado de alma disfórico do eu lírico. c) a síntese das ideias desenvolvidas pelo eu lírico. d) o reconhecimento da supremacia do homem no mundo. e) uma afirmação prévia da incapacidade do homem.
UNESP 2013 – Questão 20
[...] cerceia a curiosidade e a criatividade do educando. A forma verbal cerceia, nesta frase do último parágrafo, significa: a) contamina. b) reforça c) restringe. d) cerca e) estimula.
UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 23
Ave brasileira conviveu com dinossauros. Com essa manchete, o jornal Folha de S. Paulo (11.08.2005) relata a descoberta, no interior do Estado de São Paulo, de fósseis de aves que seriam tão antigas quanto os dinossauros. Caso este fato se...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 7
TEXTO I ...