UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 4

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
 É fácil errar quando uma empresa ou seus dirigentes não têm clareza sobre o que de fato significam as bonitas palavras que estão em suas missões e valores ou em seus relatórios e peças de marketing. Infelizmente, não passa um dia sem vermos claros sintomas de confusão. O que dizer de uma empresa que mal começou a praticar coleta seletiva e já sai por aí se intitulando “sustentável”? Ou da que anuncia sua “responsabilidade social” divulgando em caros anúncios os trocados que doou a uma creche ou campanha de solidariedade? Na melhor das hipóteses, elas não entenderam o significado desses conceitos. Ou, se formos um pouco mais críticos, diremos tratar-se de oportunismo irresponsável, que não só prejudica a imagem da empresa mas – principalmente  – mina a credibilidade de algo muito sério e importante. Banaliza conceitos vitais para a humanidade, reduzindo- os a expressões efêmeras, vazias. 
(Guia Exame – Sustentabilidade, outubro de 2008.)
O texto faz uma crítica ao
a) uso inexpressivo de expressões efêmeras e vazias, o que coíbe a prática do oportunismo irresponsável.
b) trabalho social das empresas, que priorizam ações sociais sem utilizarem um marketing adequado.
c) discurso irresponsável das empresas que, na verdade, destoa das práticas daqueles que o proferem.
d) excesso de discursos sobre sustentabilidade e responsabilidade em empresas engajadas em assuntos de natureza social.
e) uso indiscriminado do marketing na divulgação da responsabilidade social das empresas.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 6
Como o preconceito contribui para o aumento da epidemia de aids ...
UFSCar - Por e Ing 2006 – Questão 6
Na minha opinião, existe no Brasil, em permanente funcionamento, não fechando nem para o almoço, uma Central Geral de Maracutaia. Não é possível que não exista. E, com toda a certeza, é uma das organizações mais perfeitas já constituídas,...
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 50
Os 1000 estudantes pesquisados a) são estonianos e portugueses pobres. b) vieram da cidade de Bristol, na Inglaterra, além de Portugal e Dinamarca. c) têm pais com alto grau de escolaridade e alta renda. d) foram selecionados aleatoriamente dentre crianças em idade escolar. e) têm uma dieta composta de muitos alimentos doces e calóricos.
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 21
O narrador afirma que Ana caiu num destino de mulher. No texto, esse destino é descrito com o objetivo de propor uma reflexão sobre a) a juventude e a velhice. b) a importância de ser mãe. c) as diferenças sociais. d) o papel da mulher na sociedade. e) a família como verdadeira instituição social.
Base dudow 2000 – Questão 61
Sobre o Realismo, assinale a alternativa INCORRETA. a) O Realismo surgiu na Europa, como reação ao Naturalismo. b) O Realismo e o Naturalismo têm as mesmas bases, embora sejam movimentos diferentes. c) O Realismo surgiu como conseqüência do cientificismo do século XIX. d) Gustave Flaubert foi um dos precursores do Realismo. Escreveu Madame Bovary. e) Emile Zola escreveu romances de tese e influenciou escritores brasileiros.