UNESP 2023 – Questão 78

Ciências da Natureza / Física
Funcionários de um mercado utilizam um dinamômetro funcionando como uma balança. Esse instrumento é constituído por uma mola ideal vertical e por um prato horizontal de massa 200g, preso, em repouso, na extremidade inferior dessa mola por cabos de massas desprezíveis.
Ao utilizar esse dinamômetro, um funcionário deixa um pacote de café cair verticalmente, a partir do repouso, no centro do prato, de uma altura de 45 cm em relação a ele, conforme a figura. O pacote colide inelasticamente com o prato, e o conjunto começa a oscilar na direção vertical, apresentando uma velocidade de 2m/s imediatamente após a colisão.
Considerando que o conjunto constituído pelo prato e pelo pacote de café seja isolado de forças externas nessa colisão, que g seja igual a 10m/s2 e desprezando a resistência do ar, a massa do pacote de café é de
a) 300 g.
b) 500 g.
c) 600 g.
d) 200 g.
e) 400 g.
 
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 71
Um cosmonauta russo estava a bordo da estação espacial MIR quando um de seus rádios de comunicação quebrou. Ele constatou que dois capacitores do rádio de 3μF e 7μF ligados em série estavam queimados. Em função da disponibilidade, foi preciso substituir os capacitores defeituosos por um único capacitor que cumpria a mesma função. Qual foi a capacitância, medida em μF, do capacitor utilizado pelo cosmonauta? a) 0,10. b) 0,50. c) 2,1. d) 10. e) 21.
FAMEMA 2020 – Questão 39
Ao entrar no banheiro de um shopping, uma pessoa se depara com uma parede onde se encontra afixado um grande espelho plano. Enquanto caminha com velocidade de 1 m/s em uma direção perpendicular a esse espelho e no sentido de aproximar-se dele, essa pessoa observa que,relativamente a seu corpo, sua imagem a) se afasta com velocidade 1 m/s. b) se aproxima com velocidade 2 m/s. c) se aproxima com velocidade 4 m/s. d) se aproxima com velocidade 1 m/s. e) se afasta com velocidade 2 m/s.
Base dudow 2000 – Questão 12
O nitrogênio, à pressão de 1 atm, se condensa a uma temperatura de -392 graus numa escala termométrica X. O gráfico representa a correspondência entre essa escala e a escala Kelvin. Em função dos dados apresentados no gráfico, podemos verificar que a temperatura de condensação do nitrogênio, em Kelvin, è dada por: a) 56. b) 77. c) 100. d) 200. e) 273.
UNESP s. port 2006 – Questão 65
A amônia (NH 3 ) pode ser biologicamente produzida, sendo encontrada em excrementos de seres humanos e de outros animais. Esta substância apresenta caráter alcalino, podendo reagir com outros gases presentes na atmosfera, responsáveis pela...
UNESP 2012 – Questão 89
O mercado automobilístico brasileiro possui várias marcas de automóveis disponíveis aos consumidores. Para cinco dessas marcas (A, B, C, D e E), a matriz fornece a probabilidade de um proprietário de um carro de marca da linha i trocar...