UNESP 2020 – Questão 41

Ciências Humanas / História
Dois fatores que contribuíram para os processos de emancipação política na África e na Ásia no pós-Segunda Guerra Mundial foram:
a) a defesa chinesa de uma política de neutralidade ante os conflitos regionais e o fim da Guerra Fria, que opunha Estados Unidos e União Soviética.
b) a partilha europeia do continente africano e a crise do petróleo, que obrigou os países ricos a negociar com lideranças políticas da África e do Oriente Médio.
c) o nacionalismo de organizações civis dentro das colônias e o princípio da autodeterminação dos povos,que era defendido pela ONU.
d) a crescente autossuficiência econômica dos países africanos e o surgimento do pan-africanismo, que unificou as lutas no continente.
e)a ascensão econômica dos países do chamado Terceiro Mundo e a ação vietcongue, que expulsou os colonizadores da Indochina francesa.

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2011 – Questão 31
O rei espanhol Alfonso X, o Sábio, na sua obra “El Libro de Ajedrez”, simula, por meio de uma partida de xadrez, os conflitos entre cristãos e mouros. Tais conflitos devem ser entendidos no contexto ...
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 75
“Proclamo aquilo que toda a Nação reconhece: está caduca a estrutura rural brasileira. A reforma agrária já não é, assim, tema de discurso, mas objeto de ação imediata: ação legislativa e ação executiva ...” ...
FUVEST 2015 – Questão 5
Examine a seguinte imagem, que foi inspirada pela situação da Índia de 1946. ...
UNESP 2016 – Questão 49
Considerando o contexto dinâmico apresentado pelo excerto, compreende-se a proliferação dos acordos preferenciais de comércio como resultado ...
UNESP 2015 – Questão 17
Focalizando eventos do final do século XVI e início do século XVII português, a passagem procura destacar a) os abusos de poder da aristocracia governante. b) as sábias e justas decisões dos governantes. c) o desejo das pessoas de agradar os poderosos. d) a tranquilidade e a despreocupação da existência. e) a admiração indiscriminada dos súditos pelo poder real.