UNESP 2013 – Questão 61

Ciências da Natureza / Biologia / Circulação / Sistema Circulatório
Quando abrirem meu coração
Vão achar sinalização
De mão e contramão.
Millôr Fernandes. Veja, 04.04.2012
 
No contexto da biologia, os versos de Millôr Fernandes, falecido em 2012, podem ser usados para ilustrar, de maneira poética, as características de um sistema circulatório em que os sangues arterial e venoso seguem fluxos distintos, sem se misturarem.
Nessas condições, o protagonista desses versos poderia ser:
a) uma ave ou um peixe
b) um réptil ou um mamífero
c) um mamífero ou uma ave
d) um peixe ou um réptil
e) um réptil ou uma ave
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2010 – Questão 78
Nos últimos anos temos sido alertados sobre o aquecimento global. Estima-se que, mantendo-se as atuais taxas de aquecimento do planeta, haverá uma elevação do nível do mar causada, inclusive, pela expansão térmica, causando inundação em...
UNESP (julho) 2007 – Questão 51
Todas as coisas humanas têm dois aspectos... para dizer a verdade todo este mundo não é senão uma sombra e uma aparência; mas esta grande e interminável comédia não pode representar-se de um outro modo. Tudo na vida é tão obscuro, tão...
UNESP 2015 – Questão 5
Sob o ponto de vista expressivo, a repetição do último verso de todas as estrofes tem a função de a) enfatizar o grande afeto do eu lírico por Arminda. b) assinalar o caráter inacessível de Arminda. c) atribuir um tom fortemente lamentoso à modinha. d) ironizar a distância do eu lírico em relação a Arminda. e) insistir na ideia do amor como uma fantasia irrealizável.
UNESP (julho) 2012 – Questão 22
Amy Winehouse cumprimentou Whitney Houston ...
UFSM PS1 - todas menos Fil, His, Esp - resoluções 2011 – Questão 24
O cérebro pode ser considerado uma característica exclusiva dos animais. No entanto, os vegetais também possuem caracteres próprios. Representação esquemática de uma célula vegetal Amabis e Martho. Fundamentos da Biologia. SP: Moderna, 2006. Em nível celular, identifique, pela numeração indicada na figura, as estruturas que estão presentes SOMENTE em células vegetais. a) 1 - 7 - 10. b) 6 - 7 - 11. c) 6 - 8 - 10. d) 2 - 3 - 11. e) 6 - 7 - 8.