UNESP s. port 2006 – Questão 50

Ciências Humanas / História / Revolução Industrial / A Evolução Técnica
Leia os dois textos seguintes.
 
No Ocidente Medieval, a unidade de trabalho é o dia [...] definido pela referência mutável ao tempo natural, do levantar ao pôr-do-sol.  [...]  O tempo do trabalho é o tempo de uma economia ainda dominada pelos ritmos agrários, sem pressas, sem preocupações de exatidão, sem inquietações de produtividade.
(Jacques Le Goff. O tempo de trabalho na ‘crise’ do século XIV.)
 
Na verdade não havia horas regulares: patrões e administradores faziam conosco o que queriam. Normalmente os relógios das fábricas eram adiantados pela manhã e atrasados à tarde e em lugar de serem instrumentos de medida do tempo eram utilizados para o engano e a opressão.
(Anônimo. Capítulos na vida de um menino operário de Dundee,
1887.)
 
Entre as razões para as diferentes organizações do tempo do trabalho, pode-se citar: 
a) a predominância no campo de uma relação próxima entre empregadores e assalariados, uma vez que as atividades agrárias eram regidas pelos ritmos da natureza.
b) o impacto do aparecimento dos relógios mecânicos, que permitiram racionalizar o dia de trabalho, que passa a ser calculado em horas no campo e na cidade.
c) as mudanças trazidas pela organização industrial da produção, que originou uma nova disciplina e percepção do tempo, regida pela lógica da produtividade.
d) o conflito entre a Igreja Católica, que condenava os lucros obtidos a partir da exploração do trabalhador, e os industriais, que aumentavam as jornadas. 
e) a luta entre a nobreza, que defendia os direitos dos camponeses sobre as terras, e a burguesia, que defendia o êxodo rural e a industrialização.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 58
A revolução tecnológica dos meios de transporte ocasionou o chamado "encolhimento do mundo”. ...
ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 70
Embora a compra de cargos e títulos fosse bem difundida na América, muitos nobres, aí moradores, receberam títulos da monarquia devido a suas qualidades e serviços. Desde o século XVI, os títulos de marquês e conde (títulos de Castela) eram...
Base dudow 2000 – Questão 21
Um avião faz um vôo partindo de uma localidade A, às 12:00h em direção a uma localidade B situada a apenas um fuso no sentido Leste. Nesse percurso, gastará cerca de uma hora de viagem. Que horas estará marcando o relógio da localidade B quando ele pousar? a) 12:00h b) 11:00h c) 13:00h d) 14:00h e) 15:00h
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2011 – Questão 35
Os dados do recenseamento geral do Brasil de 1991 parecem confirmar a tendência ao movimento que, nos anos de 1970, já se vinha registrando, com o aumento do número de cidades médias. Os municípios com população entre 200 mil e 500 mil...
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 71
A antiga condição de emprego construía, por assim dizer, a vida humana, que podia ser planejada. Tanto os trabalhadores como os donos de fábrica sabiam muito bem que iriam se encontrar novamente amanhã, no ano seguinte, pois os dois lados...