UNESP s. port 2006 – Questão 50

Ciências Humanas / História / Revolução Industrial / A Evolução Técnica
Leia os dois textos seguintes.
 
No Ocidente Medieval, a unidade de trabalho é o dia [...] definido pela referência mutável ao tempo natural, do levantar ao pôr-do-sol.  [...]  O tempo do trabalho é o tempo de uma economia ainda dominada pelos ritmos agrários, sem pressas, sem preocupações de exatidão, sem inquietações de produtividade.
(Jacques Le Goff. O tempo de trabalho na ‘crise’ do século XIV.)
 
Na verdade não havia horas regulares: patrões e administradores faziam conosco o que queriam. Normalmente os relógios das fábricas eram adiantados pela manhã e atrasados à tarde e em lugar de serem instrumentos de medida do tempo eram utilizados para o engano e a opressão.
(Anônimo. Capítulos na vida de um menino operário de Dundee,
1887.)
 
Entre as razões para as diferentes organizações do tempo do trabalho, pode-se citar: 
a) a predominância no campo de uma relação próxima entre empregadores e assalariados, uma vez que as atividades agrárias eram regidas pelos ritmos da natureza.
b) o impacto do aparecimento dos relógios mecânicos, que permitiram racionalizar o dia de trabalho, que passa a ser calculado em horas no campo e na cidade.
c) as mudanças trazidas pela organização industrial da produção, que originou uma nova disciplina e percepção do tempo, regida pela lógica da produtividade.
d) o conflito entre a Igreja Católica, que condenava os lucros obtidos a partir da exploração do trabalhador, e os industriais, que aumentavam as jornadas. 
e) a luta entre a nobreza, que defendia os direitos dos camponeses sobre as terras, e a burguesia, que defendia o êxodo rural e a industrialização.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2008 – Questão 30
Analise as seguintes afirmações, relacionadas à agricultura brasileira. ...
UNESP s. port 2006 – Questão 51
É difícil acreditar na guerra terrível, mas silenciosa, que os seres orgânicos travam em meio aos bosques serenos e campos risonhos. ...
UNESP (julho) 2006 – Questão 34
Com relação à estrutura fundiária e às relações de produção do meio rural brasileiro, é correto afirmar que ...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 57
Os produtores de Nova Europa (SP) estão insatisfeitos com a proibição da queima e do corte manual de cana, que começou no sábado (01/03/2014) em todo o estado de São Paulo. Para eles, a produção se toma inviável, já que uma máquina chega a...
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 34
Apesar das críticas de ambientalistas e de cientistas, aumentou no mundo a área cultivadaa) com irrigação por águas subterrâneas, com destaque para a Argentina e o Paraguai, que exportam frutas para o Mercosul.b) de milho para geração de...