ENCCEJA - Ciências da Natureza e sua Tecnologias 2017 – Questão 24

Ciências da Natureza / Biologia / Circulação / Sistema Circulatório
Imagine passear por aí com um carro sem freio — só o pedal para acelerar funciona. Se a situação parece absurda, em termos automobilísticos, saiba que algo semelhante ocorre no seu corpo quando o balanço entre sódio e potássio se encontra descompensado. É que, assim como o freio e o acelerador, esses minerais atuam de maneira essencialmente opostas. A ação do sódio nos vasos sanguíneos promove a elevação da pressão arterial.
MANARINI. T. Potássio para o equilíbrio perfeito.
Saúde. n. 380. ago. 2014.
 
A ação exercida pelo potássio nessas partes do corpo é o(a)
a) contração.
b) ramificação.
c) calcificação
d) relaxamento.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2013 – Questão 61
Quando abrirem meu coração ...
ENEM 1ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 47
A imagem representa uma ilustração retirada do livro De Motu Cordis, de autoria do médico inglês Willian Harvey, que fez importantes contribuições para o entendimento do processo de circulação do sangue no corpo humano. No...
ENCCEJA - Ciências da Natureza e sua Tecnologias 2017 – Questão 10
A água para consumo humano deve respeitar parâmetros de aspectos físicos, químicos e biológicos determinados. Um exemplo de água quimicamente inconveniente para consumo, e que pode causar danos econômicos, é aquela que possui elevada...
ENCCEJA - Ciências da Natureza e sua Tecnologias 2017 – Questão 4
Na região sucroalcooleira de Ribeirão Preto (SP), vários produtores de cana-de-açúcar resolveram utilizar o controle biológico no combate da cigarrinha-da-folha, um inseto que vem destruindo as plantações atacadas. Um exemplo dessa estratégia de controle é a a) aplicação de inseticidas. b) pulverização de fungo verde. c) aração do solo antes do plantio. d) utilização de armadilhas luminosas.
ENCCEJA - Ciências da Natureza e sua Tecnologias 2017 – Questão 14
Para aliviar o mal-estar digestivo, dois irmãos colocaram água do filtro em dois copos. Em um deles, foi colocado um antiácido na forma de comprimido e, no outro, na forma de pó. Apesar de os antiácidos possuírem mesma composição e mesma massa, um deles dissolveu mais rápido que o outro. A diferença no tempo da reação deve-se ao(à) a) catalisador. b) temperatura. c) concentração. d) área de contato.