UNESP (julho) 2012 – Questão 45

Ciências Humanas / Geografia / Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil / Introdução - Domínios Morfoclimáticos do Brasil
(Adler Viadana. A teoria dos refúgios florestais aplicada ao estado de São Paulo, 2002. Adaptado.)
 
​Considerando que a distribuição dos domínios vegetais varia conforme as condições ambientais do planeta (temperatura, disponibilidade de água em estado líquido etc.) em cada era geológica, é possível afirmar que, no estado de São Paulo,
a) a cobertura vegetal primitiva não foi diretamente influenciada pelas variações climáticas ocorridas no planeta.
b) a cobertura vegetal primitiva era caracterizada pela homogeneidade, visto que a vegetação de mata cobria toda área compreendida hoje pelo estado.
c) a presença de áreas onde predominavam o domínio vegetal dos cerrados sinaliza a existência de temperaturas mais baixas durante a era geológica anterior à atual.
d) condicionantes ambientais locais, como relevo, clima e disponibilidade hídrica, influenciaram na presença de domínios vegetais cuja principal área de incidência não se encontra no estado, como é o caso da vegetação de cerrado e de araucária.
e) a presença da vegetação de cerrados, de araucária e de palmeiras é prova de que a interferência humana sobre a distribuição da vegetação natural no estado vem das primeiras eras geológicas.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2009 – Questão 25
Observe a figura. AMÉRICA DO SUL Adaptado de Almeida e outros Ela representa: a) os domínios das vegetações naturais na América do Sul. b) os quatro principais domínios morfoclimáticos da América do Sul. c) áreas de concentração de carvão, petróleo, manganês e bauxita na América do Sul. d) as grandes unidades geológicas da América do Sul. e) os quatro principais grupos climáticos existentes na América do Sul.
UNESP (julho) 2010 – Questão 89
Através dos gráficos das funções f(x) e g(x), os valores de f(g(0)) e g(f(1)) são, respectivamente: a) –5 e 0. b) – 5 e 2. c) 0 e 0. d) 2 e –5. e) 2 e 0.
UNESP (julho) 2011 – Questão 4
A humanidade criou a palavra, que é constitutiva do humano, seu traço distintivo. Considerando o contexto e o relacionamento sintático entre os elementos deste período do texto, verifica-se que "humano" é empregado como a) adjetivo. b) pronome indefinido. c) advérbio. d) substantivo. e) verbo
UNESP (julho) 2005 – Questão 17
Uma das técnicas utilizadas para estudos em biologia molecular é a reação de PCR (sigla em inglês para Reação em Cadeia da Polimerase). Nesta reação, a fita dupla hélice de DNA é aberta à temperatura de ± 90°C e cada fita simples serve...
UNESP (julho) 2007 – Questão 47
Um fabricante, precisando substituir os parafusos de um forno, deparou-se com um problema. A estrutura do forno é feita de cobre e os parafusos disponíveis são de um outro metal. Sabendo que ao aquecer o forno, os furos nos quais se encontram os...