UNESP (julho) 2011 – Questão 64

Ciências da Natureza / Biologia / Bioenergética / Fatores Limitantes da Fotossíntese
Suponha a seguinte situação hipotética:
Em pleno mês de dezembro, um botânico está em um barco no oceano Atlântico, exatamente no ponto que corresponde à intersecção de duas linhas imaginárias: a linha do equador e o meridiano de Greenwich. Na figura, a seta indica esse ponto. No barco, há dois vasos contendo duas plantas da mesma espécie, que foram cultivadas em condições idênticas. Uma delas foi cultivada no litoral do Pará e, a outra, no litoral do Gabão, ambos os locais cortados pela linha do equador. Suponha que as duas plantas apresentam a mesma eficiência fotossintética e que, partindo do ponto de intersecção das linhas, o botânico possa se deslocar ao longo da linha do equador ou do meridiano de Greenwich.
Planisfério. A seta indica a intersecção entre a linha do
equador e o meridiano de Greenwich.
Com relação à eficiência fotossintética das plantas após o deslocamento em relação àquela do ponto de origem, e considerando apenas a variação da incidência dos raios solares, é correto afirmar que
a) a eficiência fotossintética de ambas as plantas não irá se alterar se o botânico navegar para maiores latitudes, em qualquer sentido.
b) a planta do Pará apresentará maior eficiência fotossintética se o botânico navegar para maiores longitudes, em sentido leste, mas a planta do Gabão apresentará eficiência fotossintética diminuída.
c) a planta do Pará apresentará maior eficiência fotossintética se o botânico navegar para maiores longitudes, em sentido oeste, mas a planta do Gabão apresentará eficiência fotossintética diminuída.
d) ambas as plantas manterão, aproximadamente, a mesma eficiência fotossintética se o botânico navegar para maiores longitudes, tanto em sentido leste quanto para oeste.
e) ambas as plantas terão a eficiência fotossintética aumentada se o botânico navegar para maiores latitudes ao norte, mas terão a eficiência fotossintética diminuída se navegar para o sul.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2007 – Questão 34
Na figura, as manchas cinzas representam regiões da África que caracterizam certa homogeneidade sócio-espacial. ...
UNESP (julho) 2009 – Questão 34
Numere, no quadro, a coluna da esquerda de acordo com a da direita, associando cada área do Brasil a respectiva característica predominante quanto a organização do espaço agrário. (Magnoli e Araujo, Geografia: a construção do mundo. Moderna, 2005. Adaptado) Assinale a opção que apresenta a associação correta. a) 1, 2, 3 e 4. b) 1, 3, 2 e 4. c) 2, 3, 4 e 1. d) 3, 4, 2 e 1. e) 4, 3, 1 e 2.
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 26
Com a finalidade de bloquear certas funções celulares, um pesquisador utilizou alguns antibióticos em uma cultura de células de camundongo. Entre os antibióticos usados, a tetraciclina atua diretamente na síntese de proteína, a mitomicina...
UNESP (julho) 2010 – Questão 65
Cogumelos iluminam a floresta, é o título da reportagem de capa da Revista Pesquisa Fapesp de fevereiro de 2010. Na reportagem, os pesquisadores descrevem algumas espécies de fungos bioluminescentes encontrados no Brasil. Antes de entregar a...
UNESP (julho) 2005 – Questão 23
Considerando o sistema de classificação taxonômica, se duas espécies pertencem a duas famílias diferentes, então: a) podem pertencer ao mesmo gênero. b) podem pertencer à mesma ordem. c) obrigatoriamente são da mesma classe. d) pertencem a gêneros diferentes, mas não a ordens diferentes. e) podem pertencer à mesma ordem, mas não à mesma classe.