SABE QUAL FOI A NOTA DO ÚLTIMO APROVADO NA LISTA DE ESPERA DO CURSO DO SEU SONHO NO SISU? EXPERIMENTE O SIMULADOR DO DUDOW COM TODAS AS NOTAS DE CORTE DO ANO PASSADO.
Experimente Agora

FATEC (2ºsem) 2012 – Questão 51

Linguagens / Português / Morfossintaxe / Palavras "Que" e "Se"
Em 2009, a Escola Estadual D. Pedro I, na aldeia Betânia, onde vivem cinco mil ticunas (estima-se que haja 32 mil ticunas vivendo no Alto Solimões, entre a Amazônia brasileira, a colombiana e a peruana), ficou na rabeira do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. O colégio, frequentado por 600 jovens representantes da etnia, ostentou o último lugar.
“Há dois ou três anos, todos os professores eram de fora da aldeia, A Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngues foi formando professores indígenas, e o quadro mudou. Nossa escola é muito boa. Tem um ponto de internet. Há dois anos, temos eletricidade. Nosso problema é a língua. Das regiões de Tefé a Tabatinga, predomina a etnia ticuna. Eu acho que justifica lutar por uma universidade ticuna”, diz Saturnino, um dos poucos fluentes em português na aldeia Betânia.
São índios. Mas não adoram o Sol, a Lua, as estrelas, os animais, as árvores. Praticam, sim, com afinco, a religião batista, imposta por um missionário americano, o pastor Eduardo – provavelmente, Edward – que passou por ali, pelo Alto Solimões, a região mais isolada da Amazônia, no amanhecer dos anos 60. São brasileiros, amazonenses, porém não assistem à novela das oito nem ouvem sertanejo universitário. Eles se ligam na TV colombiana e escutam música importada do país vizinho, que ecoa estrondosa dos casebres de madeira. O único sinal de que devem passear de vez em quando pela Globo é o penteado do Neymar enfeitando as cabeleiras escorridas e negras. Não falam português fluentemente. As crianças nem sequer entendem. A língua dos bate-papos animados é o ticuna. No entanto, são obrigados a aprender matemática, química, física, história, geografia etc. na língua-pátria. Uma situação insólita: na língua que não dominam, o português, os jovens precisam ler e escrever – e prestar exames. E, na língua que dominam, o ticuna, também encontram limitações na leitura e na escrita, por tratar-se de uma língua de tradição oral. Assim caminha a juventude ticuna: soterrada numa salada de identidades.
(MONTEIRO, Karla, A pior escola do Brasil? Revista Samuel, número 1, 2012, pp. 36-39. Adaptado.)
No trecho do primeiro parágrafo – ...estima-se que haja 32 mil ticunas vivendo no Alto Solimões... –, a partícula SE é classificada como partícula apassivadora.
Assinale a alternativa em que essa partícula é empregada
com a mesma função.
Avalie esta questão

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 1
Só um destes verbos é transitivo direto, portanto ao lado dele o objeto direto: a) Hão de chorar por ela os cinamomos. b) Murchando as flores ao tombar do dia. c) Dos laranjais hão de cair pomos. d) Os meus sonhos de amor serão defuntos. e) Pensando em mim: - Por que não vieram juntos.
FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 26
Um corpo está sujeito a três forças coplanares, cujas intensidades constantes são 10 N, 4,0 N e 3,0 N. Suas orientações encontram-se definidas no esquema: Dados: sen 37º = 0,60; cos 37º = 0,80. A aceleração que o corpo adquire quando submetido exclusivamente a essas três forças tem módulo 2,0 m/s2. Pode-se concluir que a massa do corpo é, em kg, a) 8,5 b) 6,5 c) 5,0 d) 2,5 e) 1
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 22
No triângulo ABC da figura tem-se que BM¯ é a mediana relativa ao lado AC¯, o ângulo BÂC é reto, α é a medida do ângulo CB^M e β é a medida do ângulo MB^A. Sabendo que BC = 13 e AB = 5, então tg α é igual a a) 30/97. b) 47/90. c) 30/49. d) 6/5. e) 12/5.
Base dudow 2000 – Questão 3
“Cale-se ou expulso a senhora da sala". Assinale a alternativa em que conjuga erradamente o imperativo: a) cala-te / não te cales. b) cale-se / não se cale. c) calemo-nos / não nos calemos. d) calai-vos / não vos calais. e) calem-se / não se calem.
FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 23
A reta r é a intersecção dos planos α e β, perpendiculares entre si. A reta s, contida em α, intercepta r no ponto P. A reta t, perpendicular a β, intercepta-o no ponto Q, não pertencente a r. Nessas condições, é verdade que as retas a) r e s são perpendiculares entre si b) s e t são paralelas entre si c) r e t são concorrentes d) s e t são reversas e) r e t são ortogonais