FATEC (2ºsem) 2012 – Questão 51

Linguagens / Português / Morfossintaxe / Palavras "Que" e "Se"
Em 2009, a Escola Estadual D. Pedro I, na aldeia Betânia, onde vivem cinco mil ticunas (estima-se que haja 32 mil ticunas vivendo no Alto Solimões, entre a Amazônia brasileira, a colombiana e a peruana), ficou na rabeira do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. O colégio, frequentado por 600 jovens representantes da etnia, ostentou o último lugar. 
“Há dois ou três anos, todos os professores eram de fora da aldeia, A Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngues foi formando professores indígenas, e o quadro mudou. Nossa escola é muito boa. Tem um ponto de internet. Há dois anos, temos eletricidade. Nosso problema é a língua. Das regiões de Tefé a Tabatinga, predomina a etnia ticuna. Eu acho que justifica lutar por uma universidade ticuna”, diz Saturnino, um dos poucos fluentes em português na aldeia Betânia. 
São índios. Mas não adoram o Sol, a Lua, as estrelas, os animais, as árvores. Praticam, sim, com afinco, a religião batista, imposta por um missionário americano, o pastor Eduardo – provavelmente, Edward – que passou por ali, pelo Alto Solimões, a região mais isolada da Amazônia, no amanhecer dos anos 60. São brasileiros, amazonenses, porém não assistem à novela das oito nem ouvem sertanejo universitário. Eles se ligam na TV colombiana e escutam música importada do país vizinho, que ecoa estrondosa dos casebres de madeira. O único sinal de que devem passear de vez em quando pela Globo é o penteado do Neymar enfeitando as cabeleiras escorridas e negras. Não falam português fluentemente. As crianças nem sequer entendem. A língua dos bate-papos animados é o ticuna. No entanto, são obrigados a  aprender matemática, química, física, história, geografia etc. na língua-pátria. Uma situação insólita: na língua que não dominam, o português, os jovens precisam ler e escrever – e prestar exames. E, na língua que dominam, o ticuna, também encontram limitações na leitura e na escrita, por tratar-se de uma língua de tradição oral.  Assim caminha a juventude ticuna: soterrada numa  salada de identidades.
(MONTEIRO, Karla, A pior escola do Brasil? Revista Samuel, número 1, 2012, pp. 36-39. Adaptado.)
No trecho do primeiro parágrafo – ...estima-se que haja 32 mil ticunas vivendo no Alto Solimões... –, a partícula SE é classificada como partícula apassivadora. 
Assinale a alternativa em que essa partícula é empregada
com a mesma função. 
a) Os antigos professores dos ticunas consideravam-se estrangeiros durante suas aulas na escola. 
b) Os ticunas queixam-se de que precisam de um espaço universitário para dar continuidade aos estudos.
c) Se não fosse o ensino em língua ticuna, os alunos apresentariam muito mais dificuldades do que hoje.
d) Os habitantes da aldeia esperam que se transmita o conhecimento escolar na língua ticuna. 
e) A Organização Geral de Professores Ticuna Bilíngues considera que ainda se precisa de mais escolas na região.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 12
Em – Ficou talvez mais disponível, e o amor por Doroteia de Seixas o iniciou em ordem nova de sentimentos: o clássico florescimento da primavera no outono. – a vírgula separa orações coordenadas com sujeitos gramaticais .........; os dois...
Base dudow 2000 – Questão 4
Assinale a alternativa que apresenta erro de colocação pronominal a) Os matutos propuseram-se a trabalhar por muito pouco. b) Não se chegou a nenhuma conclusão lógica sobre a solução do problema. c) Colocou-se a disposição daqueles que o criticavam, para dirimir qualquer dúvida sobre seu comportamento. d) Isto se passou em casa de nossos amigos. e) Chegaria cedo à festa de encerramento do ano letivo.
UFABC 2006 - 2007 – Questão 7
"Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços" Assinale a alternativa em que as palavras destacadas exercem a mesma função sintática exercida pelo "que" no enunciado acima. a) Cantaremos o medo. b) Existe apenas o medo. c) Existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro. d) Cantaremos o medo dos ditadores. e) Depois morreremos de medo.
Base dudow 2000 – Questão 18
Assinalar a alternativa em que está correto o uso da crase: a) Tenho um carro à álcool e outro à gasolina. b) Os turistas ficaram um bom tempo a contemplar à praia. c) Escreva sempre à tinta, nunca à lápis. d) Andávamos às escuras, à procura dos índios. e) Aquela expedição esteve à andar pelas selvas durante muito tempo.
FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 20
Em certo país, uma pequena porcentagem da arrecadação das loterias destina-se aos esportes. O gráfico de setores abaixo representa a distribuição dessa verba segundo os dados da tabela seguinte. Quanto aos ângulos assinalados no diagrama, é verdade que a) 12<sen â<22.   b) 22<cos b<32.   c) 32<tg c<1.   d) 22<sen d<32.   e) 1<tg e< 2.