UNESP 2013 – Questão 4

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Os donos da comunicação
Os presidentes, os ditadores e os reis da Espanha que se cuidem porque os donos da comunicação duram muito mais. Os ditadores abrem e fecham a imprensa, os presidentes xingam a TV e os reis da Espanha cassam o rádio, mas, quando a gente soma tudo, os donos da comunicação ainda tão por cima. Mandam na economia, mandam nos intelectuais, mandam nas moças fofinhas que querem aparecer nos shows dos horários nobres e mandam no society que morre se o nome não aparecer nas colunas.
Todo mundo fala mal dos donos da comunicação, mas só de longe. E ninguém fala mal deles por escrito porque quem fala mal deles por escrito nunca mais vê seu nome e sua cara nos “veículos” deles. Isso é assim aqui, na Bessarábia e na Baixa Betuanalândia. Parece que é a lei. O que também é muito justo porque os donos da comunicação são seres lá em cima. Basta ver o seguinte: nós, pra sabermos umas coisinhas, só sabemos delas pela mídia deles, não é mesmo? Agora vocês já imaginaram o que sabem os donos da comunicação que só deixam sair 10% do que sabem?
Pois é; tem gente que faz greve, faz revolução, faz terrorismo, todas essas besteiras. Corajoso mesmo, eu acho, é falar mal de dono de comunicação. Aí tua revolução fica xinfrim, teu terrorismo sai em corpo 6 e se você morre vai lá pro fundo do jornal em quatro linhas.
(Millôr Fernandes. Que país é este?, 1978.)
As repetições, o uso de palavras e expressões populares, a justaposição fluente de ideias, dispensando vírgulas, e as ironias constantes atribuem ao texto de Millôr Fernandes
a) tom descontraído e bem-humorado.
b) dificuldade de leitura e compreensão.
c) feição arcaica e ultrapassada.
d) estilo agressivo e contundente.
e) imagens vulgares e obscenas.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP s. port 2006 – Questão 38
Para deslocar tijolos, é comum vermos em obras de construção civil um operário no solo, lançando tijolos para outro que se encontra postado no piso superior. Considerando o lançamento vertical, a resistência do ar nula, a aceleração da...
UNESP (julho) 2010 – Questão 52
Observe o mapa. ...
UNESP 2011 – Questão 13
Pouco a pouco o ferro do proprietário queimava os bichos de Fabiano. A forma verbal queimava, no período acima, apresenta o sentido de: a) ignorava. b) assava. c) destruía. d) marcava. e) prejudicava.
UNESP 2005 – Questão 57
Observe a charge de Ângelo Agostini, publicada no periódico A Vida Fluminense, em 11 de junho de 1870. ...
UNESP 2017 – Questão 75
Um dos responsáveis pelo aroma de noz é o composto 2,5-dimetil-3-acetiltiofeno, cuja fórmula estrutural é: Examinando essa fórmula, é correto afirmar que a molécula desse composto apresenta a) isomeria óptica. b) heteroátomo. c) cadeia carbônica saturada. d) átomo de carbono quaternário. e) função orgânica aldeído.