UNESP 2011 – Questão 58

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Coisas que este livro fará por você: facilitar-lhe-á fazer amigos rápida e facilmente; aumentará sua popularidade; ajuda-lo-á a conquistar pessoas para seu modo de pensar; aumentará sua influência, seu prestígio, sua habilidade em obter a realização das coisas; facilitar-lhe-á conseguir novos clientes, novos fregueses; aumentará suas rendas; torna-lo-á um melhor vendedor, um melhor diretor; ajudá-lo-á a resolver reclamações, evitar discussões e manter seus contatos humanos agradáveis e suaves; torna-lo-á um melhor orador, um conversador mais atraente; tornará os princípios de psicologia fáceis para que você os aplique nos seus contatos diários.
(Dale Carnegie. Como fazer amigos e influenciar pessoas, 1936.)

Se alguma coisa há que esta vida tem para nós, e, salvo a mesma vida, tenhamos que agradecer aos Deuses, é o dom de nos desconhecermos: de nos desconhecermos a nós mesmos e de nos desconhecermos uns aos outros. A alma humana é um abismo obscuro e viscoso, um poço que não se usa na superfície do mundo. Ninguém se amaria a si mesmo se deveras se conhecesse, e assim, não havendo a vaidade, que é o sangue da vida espiritual, morreríamos na alma de anemia. Ninguém conhece outro, e ainda bem que o não conhece, e, se o conhecesse, conheceria nele, ainda que mãe, mulher ou filho, o íntimo, metafísico inimigo.
(Fernando Pessoa. Livro do desassossego, 1931.)
 
Sobre os dois textos, é correto afirmar:
a) A obra de Dale Carnegie transmite nítida visão instrumental acerca das relações humanas.
b) Os dois textos transmitem uma visão cética sobre a importância da psicologia para o desenvolvimento humano.
c) Embora escritos na década de 30 do século passado, ambos os textos podem ser considerados precursores do estilo atualmente conhecido como autoajuda.
d) O texto de Fernando Pessoa transmite uma visão edificante acerca das relações humanas.
e) Os dois textos valorizam a importância da inteligência emocional nas relações humanas.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2010 – Questão 5
Para o narrador, não notamos os verdadeiros absurdos em asserções como as que ele comenta, porque: a) Não temos hábito de leitura e interpretação de textos. b) Não nos sentimos capazes de negar verdades evidentes. c) Quase todas as frases assertivas do idioma são “asnáticas”. d) Costumamos ouvi-las tantas vezes, que nem notamos tais absurdos. e) Essas frases aparecem em propagandas oficiais.
UNESP 2015 – Questão 74
A degradação anaeróbica de matéria orgânica contendo enxofre pode levar à formação de substâncias com odores altamente desagradáveis. Dentre essas substâncias estão o gás sulfídrico (H2S) e as mercaptanas, como a pentamercaptana...
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 21
Analise as duas ocorrências: ...
UNESP 2016 – Questão 22
O argumento do médico se baseia em a) escolaridade. b) tempo de vida útil. c) lazer. d) aposentadoria. e) rotina.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 42
Em nenhum outro tipo de literatura a fantasia desempenha papel tão importante. Sapos se transformam em príncipes, animais conversam com humanos, mesas se põem sozinhas e contratempos insolúveis se resolvem de um parágrafo para outro. Essa falta...