UNESP (julho) 2008 – Questão 13

Ciências da Natureza / Biologia / Comunidades
Leia as afirmações seguintes.
I. Ambiente aquático continental, com densidade baixa de plâncton. Grande parte das cadeias alimentares é sustentada pela entrada de matéria orgânica proveniente do ambiente terrestre.
II. Ambiente aquático continental, com densidade elevada de plâncton. Grande parte das cadeias alimentares é sustentada pela produção primária do fitoplâncton. 
Escolha a alternativa que relaciona corretamente as afirmações ao tipo de ambiente.
a) I: Rio, pois a correnteza existente nesses ambientes não permite, por muito tempo, o estabelecimento de populações planctônicas. II: Lago, pois a água parada permite às comunidades planctônicas se estabelecerem e aí permanecerem.
b) I: Rio, pois as comunidades fluviais são muito pobres, sendo que os animais precisam se alimentar de matéria orgânica que cai no rio. II: Oceano, que apresenta rica biodiversidade.
c) I: Lago, pois a situação da água parada faz com que esse ambiente seja pobre em nutrientes e em organismos. II: Rio, cuja correnteza faz com que o ambiente seja rico e sustente uma diversificada comunidade planctônica.
d) I: Oceano, cuja elevada profundidade faz com que os nutrientes fiquem concentrados no fundo, não permitindo o estabelecimento das comunidades planctônicas. II: Lago, que normalmente é raso, o que faz com que os nutrientes estejam disponíveis às comunidades planctônicas que aí se estabelecem.
e) I: Rio, pois o sombreamento das matas ciliares não permite o estabelecimento do fitoplâncton. II: Lago, pois a baixa densidade de peixes fluviais nesses locais permite que o plâncton se estabeleça.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 3ªAplicação Humanas e Natureza 2014 – Questão 84
As figuras A e B mostram um tecido vegetal observado sob microscópio, evidenciando o fenômeno da plasmólise de uma célula vegetal, quando em contato com um meio externo de diferente concentração. ...
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 42
Beber água do mar em excesso pode levar à desidratação porque: a) o excesso de sal ingerido causa diminuição da transpiração e aumento da temperatura. b) o sal ingerido é excretado pela pele e há obstrução das glândulas sudoríparas. c) o aumento da quantidade de sais no organismo provoca diminuição do fluxo sanguíneo. d) os sais ingeridos provocam alteração no processo de digestão dos alimentos. e) o sal ingerido é excretado dissolvido em água.
FAMERP 2015 – Questão 16
Analise o heredograma, no qual os indivíduos afetados por uma característica genética estão indicados pelos símbolos escuros. ...
UNESP (julho) 2010 – Questão 86
Observe o gráfico da função f(x) e analise as afirmações a seu respeito. ...
UNESP (julho) 2005 – Questão 18
Galinhas poedeiras de granja são mantidas em confinamento e sob condições ambientais que estimulam a postura de ovos para a comercialização. Nas granjas, os machos são descartados, pois não têm valor comercial. Porém, no sítio, galos e...