UNESP (julho) 2006 – Questão 41

Ciências da Natureza / Física / Dinâmica do Movimento Circular / Movimentos em Curvas Verticais
 Considere um astronauta dentro de uma nave espacial em órbita da Terra. Pode-se afirmar que
 
a) a força gravitacional que atua no astronauta é nula, por isso ele flutua.
b) o fato de a nave estar no vácuo faz com que o astronauta flutue.
c) o fato de a força gravitacional da Terra, que atua no astronauta, ser oposta à da Lua permite a flutuação do astronauta.
d) o ar contido no interior da nave fornece uma força de empuxo, que neutraliza a força peso, fazendo o astronauta flutuar.
e) a nave, junto com o astronauta, está em constante queda, o que causa a ilusão da falta de peso.

Veja outras questões semelhantes:

UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 32
A luz gerada por uma lâmpada incandescente resulta do aumento de temperatura produzido em um filamento metálico pela passagem de uma corrente elétrica. Se V é a diferença de potencial elétrico sobre o filamento, i é a corrente que circula nesse filamento, durante um intervalo de tempo t , e R é a resistência do filamento, a energia dissipada na lâmpada é calculada pela equação: a) Vi. b) V²/R. c) Ri². d) Vit. e) V²/Rt.
Base dudow 2000 – Questão 64
Para dada amostra de substância gasosa, quando se dobra a pressão, à temperatura constante, o volume se reduz à metade. Essa afirmação explicita o que é conhecido como Lei de: a) Avogadro. b) Dalton. c) Gay-Lussac. d) Boyle. e) Lavoisier.
FUVEST 2016 – Questão 24
Uma bola de massa m é solta do alto de um edifício. Quando está passando pela posição y = h, o módulo de sua velocidade é v. Sabendo-se que o solo, origem para a escala de energia potencial, tem coordenada y = h0, tal que h > h0 > 0, a energia mecânica da bola em y = (h – h0)/2 é igual a a) 12mgh-h0 + 14mv2. b) 12mgh-h0+12mv2. c) 12mgh-h0 + 2mv2. d) mgh + 12mv2. e) mgh-h0 + 12mv2.
FUVEST 2006 – Questão 70
A efervescência observada, ao se abrir uma garrafa de champanhe, deve-se à rápida liberação, na forma de bolhas, do gás carbônico dissolvido no líquido. Nesse líquido, a concentração de gás carbônico é proporcional à pressão parcial...
UNESP (julho) 2006 – Questão 39
Sobre um avião voando em linha reta com velocidade constante, pode-se afirmar que a força a) de resistência do ar é nula. b) de sustentação das asas é maior que a força peso. c) resultante é nula. d) de resistência do ar é o dobro da força de sustentação das asas. e) da gravidade pode ser desprezada.