UFSM 2012 ps3 - todas menos Ing, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 52

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 3a Fase / Guimarães Rosa
A respeito da obra de João Guimarães Rosa, é correto afirmar:
I. Apesar de o elemento regional integrar seus textos, as situações vividas por seus personagens são universais, como o sentimento de perda presente em "A terceira margem do rio".
II. A linguagem roseana é ímpar na literatura brasileira. Aliam-se a ela os seguintes elementos: traços declarados de oralidade, neologismos, uso de aforismos, ruptura da sintaxe, utilização de recursos poéticos.
III. Exemplo dos elementos elencados na afirmativa II é o seguinte trecho, extraído de Soroco, sua mãe e sua filha: "A hora era de muito sol – o povo caçava jeito de ficarem debaixo da sombra das árvores de cedro. O lembrava um canoão no seco, navio. A gente olhava: nas reluzências do ar, parecia que ele estava torto, que nas pontas se empinava. O borco bojudo do telhadilho dele alumiava em preto. Parecia coisa de invento de muita distância, sem piedade nenhuma, e que a gente não pudesse imaginar direito nem se acostumar de ver, e não sendo de ninguém. Para onde ia, no levar as mulheres, era para um lugar chamado Barbacena, longe. Para o pobre, os lugares são mais longe".
Está(ão) correta(s):
a) apenas I.
b) apenas I e II.
c) apenas II.
d) apenas III.
e) I, II e III.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 55
O personagem Policarpo Quaresma da Obra “Triste fim de Policarpo Quaresma” de Lima Barreto é: a) venal, sempre disposto a se vender a qualquer aceno; b) quixotesco, buscando soluções ideais e abstratas para problemas concretos; c) desiludido, mantendo-se indiferente a todos os acontecimentos a sua volta; d) psicótico, levando ao extremo soluções sangrentas para qualquer problema; preocupado apenas com seus livros, suas músicas e suas danças; e) apático.
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 24
A máquina extraviada ...
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 28
Pessoal intransferível ...
FUVEST 2009 – Questão 15
As marcas linguísticas e o modo de organização do discurso que caracterizam o texto são, respectivamente, a) verbos no presente e no passado; descritivo-narrativo. b) substantivos e adjetivos; descritivo-dissertativo. c) substantivos; narrativo-dissertativo. d) frases nominais; apenas narrativo. e) adjetivos substantivados; apenas descritivo.
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 15
Pode-se afirmar que o enlace amoroso entre Jerônimo e Rita, próprio à visão naturalista, consiste ...