UFSM 2012 ps3 - todas menos Ing, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 49

Ciências Humanas / História / Culturas: Aspectos Gerais / Análise comparativa - Culturas
 Na abertura anual dos debates da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 21 de setembro de 2011, a presidente brasileira começou seu discurso com estas palavras:
Senhoras e senhores chefes de Estado e de Governo. Senhoras e senhores. Pela primeira vez, na história das Nações Unidas, uma voz feminina inaugura o Debate Geral. É a voz da democracia e da igualdade se ampliando nesta tribuna que tem o compromisso de ser a mais representativa do mundo. É com humildade pessoal, mas com justificado orgulho de mulher, que vivo este momento histórico.
Marie Bénilde (Jornalista). Internet semeia a palavra democrática.
Dossiê Le Monde Diplomatique Brasil, n° 6, julho/agosto de 2011.
 
Nos 24 minutos da sua fala - "a voz da democracia e da igualdade se ampliando" - a presidente do Brasil expressou a posição oficial do governo sobre questões internacionais, como:
a) a urgência de os Estados Unidos da América e a União Europeia encaminharem, de forma unilateral, através de seus bancos centrais, as soluções para os seus problemas econômicos nacionais.
b) a prioridade das questões da segurança internacional, reforçando o poder do atual Conselho de Segurança da ONU para garantir a paz e o desenvolvimento em escala mundial.
c) a condenação do autoritarismo, da xenofobia, da miséria, da pena de morte e da discriminação, a solidariedade com os povos que se mobilizam inspirados pelo ideal de liberdade e pela defesa da democracia e o apoio às lutas das mulheres.
d) a dilatação dos prazos, antes estabelecidos para o ano de 2015, para cumprir as Metas do Milênio, em razão das crescentes dificuldades enfrentadas pelos países emergentes.
e) a necessidade de os países pobres definirem estratégias nacionais dotadas de agilidade para que, em articulação com os poucos gestores internacionais, a atual crise econômica possa ser rapidamente enfrentada e debelada.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2012 – Questão 32
Ao final do Ano da França no Brasil, aconteceu na Bahia um encontro único entre a bossa nova brasileira e a música francesa, no show do cantor e compositor baiano radicado na França, Paulo Costa. O show se chama “Toulouse em Bossa” por conta...
ENEM Humanas (1-45) 2012 – Questão 22
Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações. ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 85
TEXTO I ...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 54
Penso, pois, que o Carnaval põe o Brasil de ponta-cabeça. Num país onde a liberdade é privilégio de uns poucos e é sempre lida por seu lado legal e cívico, a festa abre nossa vida a uma liberdade sensual, nisso que o mundo burguês chama de...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 75
O garfo muito grande, com dois dentes, que era usado para servir as cames aos convidados, é antigo, mas não o garfo individual. Este data mais ou menos do século XVI e difundiu-se a partir de Veneza e da Itália em geral, mas com lentidão. O uso...