UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 3

Linguagens / Português / Linguagem Figurada / Campo Semântico
O valor do futuro depende do que se pode esperar dele. Portanto: se você acredita de fato em alguma forma de existência post mortem determinada pelo que fizermos em vida, então todo cuidado é pouco: os juros prospectivos são infinitos. O desafio é fazer o melhor de que se é capaz na vida mortal sem pôr em risco as incomensuráveis graças do porvir. Se você acredita, ao contrário, que a morte é o fim definitivo de tudo, então o valor do intervalo finito de duração indefinida da vida tal como a conhecemos aumenta. Ela é tudo o que nos resta, e o único desafio é fazer dela o melhor de que somos capazes. E, finalmente, se você duvida de qualquer conclusão humana sobre o após-a-morte e sua relação com a vida terrena, então você contesta o dogmatismo das crenças estabelecidas, não abdica da busca de um sentido transcendente para o mistério de existir e mantém uma janelinha aberta e bem arejada para o além. O desafio é fazer o melhor de que se é capaz da vida que conhecemos, mas sem descartar nenhuma hipótese, nem sequer a de que ela possa ser, de fato, tudo o que nos é dado para sempre. 
Eduardo Giannetti, O valor do amanhã, p. 123
Assinale a alternativa em que o autor faz uso de sentido não-literal.
a) “(...) todo cuidado é pouco (...)”
b) “os juros prospectivos são infinitos.”
c) “O desafio é fazer o melhor (...)”
d) “(...) a morte é o fim definitivo de tudo (...)”
e) “Se você dúvida de qualquer conclusão (...)”

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 27
Leia o texto a seguir: ...
UNESP (julho) 2011 – Questão 11
Levando em consideração que o jornalista Fernando Soléra se refere à Corrida Internacional de São Silvestre, indique, com base nos dados fornecidos pela própria crônica, o número de provas dessa tradicional corrida que Marílson Gomes dos Santos não disputou depois do ano em que foi bicampeão: a) 2. b) 3. c) 4. d) 5. e) 6.
FUVEST 2013 – Questão 80
As expressões “ares aristocráticos” e “descamisados” relacionam-se, respectivamente, a) aos “sabadoyleanos” e a Plínio Doyle. b) a José Mindlin e a seus amigos cariocas. c) a “gentilezas” e a “camaradescamente”. d) aos signatários do documento e aos amigos de São Paulo. e) a “reuniões cariocas” e a “tradição bandeirante”.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 29
Disponível em: www.sul21.com.br. Acesso em: 1 dez. 2017 (adaptado). Nesse texto, busca-se convencer o leitor a mudar seu comportamento por meio da associação de verbos no modo imperativo à a) indicação de diversos canais de atendimento. b) divulgação do Centro de Defesa da Mulher. c) informação sobre a duração da campanha. d) apresentação dos diversos apoiadores. e) utilização da imagem das três mulheres.
UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 5
Assinale a alternativa que mantém o sentido e a construção sintática do trecho: se ele ganha um aspecto distinto, perco a segurança que tinha. ...