UFPR 2013 – Questão 41

Ciências da Natureza / Biologia / Sistema Endócrino / Adrenais (ou Supra-Renais)
Louco por um saleiro, sal foi uma das primeiras palavras que o garoto aprendeu a falar, antes de completar 1 ano de idade. Quando conseguiu caminhar com as próprias pernas, passou a revirar os armários da cozinha em busca de tudo que fosse salgado e, sempre que podia, atacava o saleiro. Aos 3 anos e meio, por causa da suspeita de puberdade precoce, o menino foi internado num hospital.
(Fonte: Christante, L. Sede de sal. Revista Unesp Ciência, n.17, 2011.)

O apetite por sal da criança, cujo relato tornou-se clássico na história da Medicina, era causado por um desequilíbrio endócrino. Após a sua morte, descobriu-se que a criança apresentava uma deficiência na produção de:
a) aldosterona pelas glândulas adrenais.
b) insulina pelo pâncreas.
c) tiroxina pela tireoide.
d) vasopressina pelo hipotálamo.
e) somatotrofina pela hipófise.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UFPR 2011 – Questão 61
Com relação ao Estado Novo, de 1937 a 1945, é correto afirmar: ...
UFPR- Espanhol 2020 – Questão 5
El texto tiene como uno de sus objetivos: ...
UFPR 2016 – Questão 58
Um triângulo possui lados de comprimento 2 cm e 6 cm e área de 6 cm2. Qual é a medida do terceiro lado desse triângulo? a) 26 cm. b) 210cm. c) 5 cm. d) 52cm. e) 7 cm.
UFPR 2017 – Questão 54
Entre os vários trabalhos científicos desenvolvidos por Albert Einstein, destaca-se o efeito fotoelétrico, que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física de 1921. Sobre esse efeito, amplamente utilizado em nossos dias, é correto afirmar: ...
UFPR 2010 – Questão 48
TO desenvolvimento do eletromagnetismo contou com a colaboração de vários cientistas, como Faraday, por exemplo, que verificou a existência da indução eletromagnética. Para demonstrar a lei de indução de Faraday, um professor idealizou uma...