UEL 2018 – Questão 22

Ciências Humanas / História
Leia a charge a seguir
.
BENSAÏD, D. Marx,manual de instruções, SP,
Boitempo Editorial,2014, p. 62.)
 
A charge remete a discussões que têm marcado o pensamento sociológico e a sociologia contemporânea. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o teor desses debates.
a) O reconhecimento de que as classes sociais deixaram de existir com a implantação dos modos de produção comunistas na Europa e, desde então, perderam sua importância histórica.
b) As classes existiram apenas como um fenômeno localizado historicamente no tempo, de tal modo que hoje mesmo os partidos de esquerda renunciaram a identificar sua permanência na sociedade contemporânea.
c) As classes sociais, assim como a estrutura social, são construções conceituais ideológicas, de modo que não existem empiricamente na vida social.
d) As lutas de classes existiram enquanto se mantiveram os partidos de esquerda tradicionais e, com a morte desses, as lutas de classe foram substituídas por embates identitários.
e) As classes deixaram de ser o referencial analítico privilegiado, mas conservam sua importância, pois as relações entre capital e trabalho no mundo moderno se
mantêm.

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2015 – Questão 22
Leia o texto a seguir. ...
Base dudow 2000 – Questão 22
A Hégira, um dos eventos mais importantes do islamismo, e que marca o início do calendário islâmico, corresponde: a) À entrada triunfal de Maomé em Meca em 630. b) Ao casamento de Maomé com uma rica viúva, dona de camelos. c) À fuga de Maomé e seus seguidores de Meca para Medina. d) À revelação de Maomé que lhe foi transmitida pelo arcanjo Gabriel. e) Ao grande incêndio da Caaba em Meca em 615.
UEL 2018 – Questão 8
Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o agente etiológico e o modo de transmissão da Peste Negra. ...
UEL 2021 – Questão 4
Sobre o bioma Mata Atlântica, assinale a alternativa correta. ...
UEMA 2023 – Questão 36
Pierre Bourdieu foi um dos maiores pensadores das ciências humanas do século XX. [...] Para Bourdieu, a estrutura social é um sistema hierárquico em que os diversos arranjos interdependentes de poder material e simbólico determinam a posição...