UEL 2015 – Questão 41

Ciências da Natureza / Química / Propriedades da Matéria / Constituição da Matéria
De onde vem o mundo? De onde vem o universo? Tudo o que existe tem que ter um começo. Portanto, em algum momento, o universo também tinha de ter surgido a partir de uma outra coisa. Mas, se o universo de repente tivesse surgido de alguma outra coisa, então essa outra coisa também devia ter surgido de alguma outra coisa algum dia. Sofia entendeu que só tinha transferido o problema de lugar. Afinal de contas, algum dia, alguma coisa tinha de ter surgido do nada. Existe uma substância básica a partir da qual tudo é feito? A grande questão para os primeiros filósofos não era saber como tudo surgiu do nada. O que os instigava era saber como a água podia se transformar em peixes vivos, ou como a terra sem vida podia se transformar em árvores frondosas ou flores multicoloridas.
Adaptado de: GAARDER, J. O Mundo de Sofia. Trad. de João Azenha Jr.
São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 43-44


 
Desde a elaboração dos modelos atômicos por Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, cientistas como Murray Gell-Man (EUA) e Georg Zweig (Alemanha) têm desvendado os segredos subatômicos da matéria.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as subpartículas que constituem as partículas atômicas conforme os modelos de Gell-Man e Georg Zweig.
a) Quarks, léptons e bósons.
b) Elétrons, nêutrons e prótons.
c) Neutrinos e pósitrons.
d) Núcleo e eletrosfera.
e) Fótons. 

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2007 – Questão 68
Uma das formas de contaminação do solo que preocupa as autoridades ambientalistas se dá por meio do descarte de substâncias contendo metais pesados, como os comumente encontrados em pilhas e baterias. Uma vez presente no solo, a substância pode...
UNESP 2016 – Questão 75
De acordo com o texto e utilizando a classificação periódica dos elementos, assinale a alternativa que apresenta a massa molar, em g . mol–1, e o tipo de isomeria presente na luciferina do vagalume. a) 274,3 e óptica. b) 279,3 e óptica. c) 279,3 e geométrica. d) 274,3 e geométrica. e) 279,3 e tautomeria.
Base dudow 2000 – Questão 3
A reação do alumínio com o oxigênio é altamente exotérmica e pode ser representada como segue. 2 Al(s) + 3/2 O2(g) → Al2O3(s) ΔH = -1670 kJ Massa atômica (Al) = 27u A quantidade de calor, expressa em kJ, liberada na combustão de 1 grama de alumínio é aproximadamente igual a: a) 15. b) 31. c) 62. d) 835. e) 1670.
UEL 2020 – Questão 2
Contra o obscurantismo, o Iluminismo/Esclarecimento sustentou que a ignorância não é uma virtude e que a obediência cega à autoridade é incompatível com nossa natureza racional. A esse respeito, Immanuel Kant foi taxativo: ...
Base dudow 2000 – Questão 32
A prateação pelo processo galvânico é de grande utilidade, tendo em vista que com um gasto relativamente pequeno consegue-se dar uma perfeita aparência de prata aos objetos tratados. A massa de prata (em gramas), depositada durante a prateação de uma pulseira de bijuteria, na qual foi envolvida uma carga equivalente a 4825 C, corresponde aproximadamente a: Dado: massa atômica Ag = 107, 868 u a) 54 g. b) 27 g. c) 10,8 g. d) 5,4 g. e) 1,08 g